A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, esteve esta quinta-feira, dia 08 de Outubro, em Arcos de Valdevez. Nesta visita ficou a conhecer a porta do Mezio, o futuro Parque Biológico do Mezio, o Baloiço do Mezio e realizou um pequeno troço de BTT.
Esta visita foi acompanhada pelo Presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins e por Diretores do Turismo de Portugal.
O Presidente da Câmara Municipal realizou uma curta apresentação do concelho e das suas potencialidades, onde teve a oportunidade de focar alguns aspetos importantes para a valorização do território e dos seus recursos, tendo realçado o grande crescimento do turismo e a importância deste setor para a economia local.
Dentre os aspetos mais importantes para o concelho, e para que este possa continuar a evoluir favoravelmente naquilo que toca à procura turística, o autarca solicitou o apoio da Secretaria de Estado do Turismo para a criação de um Programa de Promoção do PNPG, para a melhoria de locais de visitação no concelho e um programa de incentivo de apoio a micro e médias empresas, e ainda apelou à ajuda da tutela no processo de classificação Nacional do Santuário da Senhora da Peneda.
De referir que Arcos de Valdevez possui bons acessos, boa gastronomia, bons vinhos, belas paisagens, grande oferta de atividades turísticas e culturais.
Todos estes aspetos têm sido favoráveis e reafirmados através dos inúmeros prémios e reconhecimentos que tem recebido recentemente, tais como o Green Destinations Awards, a classificação de Sistelo como um dos BestHiddenGems2020 pela European Best Destinations, o Prémio “Cinco Estrelas Regiões”; a colocação de Arcos de Valdevez como o 1º Lugar dos destinos emergentes mais procurados em Turismo de Natureza no Minho, pelo site de viagens TRIVAGO, entre outros.
Todas estas potencialidades têm conseguido atrair cada vez mais visitantes ao território e têm-se refletido nas taxas de ocupação elevada da restauração e dos alojamentos.
O Município está empenhado para, em colaboração com os diversos parceiros, continuar a desenvolver ações que permitam dinamizar o turismo, gerar emprego e rendimento, de forma a afirmar Arcos de Valdevez como um destino de excelência.