No âmbito do projeto APROXIMAR, cerca de 50 seniores do concelho de Vila Flor estão a criar um coração em flor gigante, com 2,5 metros de altura, para celebrar o Dia de São Valentim. A estrutura será montada no dia 14 de fevereiro, às 21h00, no recinto da Feira das Amendoeiras em Flor.
A preparação para a montagem do coração já envolve intensamente os seniores, que estão a confecionar manualmente centenas de flores de papel. Estas flores serão cuidadosamente coladas para dar forma ao Coração dos Namorados, que ficará em exposição até ao dia 9 de março, data de encerramento do programa das Amendoeiras em Flor.

A tradição de criar flores de papel é secular na região, sendo utilizada para decorar casas e espaços públicos em datas festivas. Com o objetivo de preservar esta tradição, os seniores, com a sua destreza e experiência, irão partilhar os seus conhecimentos com os mais jovens, através de workshops organizados na Feira das Amendoeiras em Flor.
A participação neste projeto é um estímulo à participação e valorização do conhecimento dos mais velhos, promovendo o convívio e a partilha de experiências. A exposição do coração de flores de papel será um motivo de orgulho para os seniores, que demonstram o seu valor na preservação da identidade cultural do município de Vila Flor.