A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez anunciou um conjunto significativo de iniciativas e investimentos destinados a impulsionar o desenvolvimento económico, empresarial, social e cultural do concelho e do Alto Minho. As novidades foram apresentadas durante o período antes da ordem do dia, revelando um dinamismo notável em diversas áreas.
Um dos destaques foi a celebração do contrato de comodato com a ACIAB para a instalação do HAVE – HUB de Apoio ao Valor Empresarial de Arcos de Valdevez. Este projeto inovador visa fortalecer o tecido empresarial local e regional.
No âmbito do programa Investarcos, foram recebidas 12 candidaturas, demonstrando o interesse crescente nos Parques Empresariais de Álvora e Alto da Prova. Adicionalmente, o grupo Nexteam planeia consolidar a sua presença no concelho, impulsionando o setor da aeronáutica e com potencial para contratar antigos funcionários da Coindu, cujas instalações foram adquiridas.
A colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) também foi reforçada, com discussões avançadas para a construção de um edifício para o CNIAM – Centro da Nova Indústria do Alto Minho. Este espaço de capacitação, implementado em cooperação com a Câmara Municipal e o CITIN, pretende ser um motor para o desenvolvimento industrial da região. Foi ainda abordado o aumento da oferta formativa no polo do IPVC em Arcos de Valdevez, com a criação de dois novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TESP) nas áreas dos “Negócios Digitais” e “Gestão Industrial”.
Na área da ciência e tecnologia, foram celebrados dois importantes protocolos. Um com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica para o desenvolvimento da Quinta Ciência Viva das Plantas e dos Aromas, num espaço de 5 hectares em Monte Redondo. O outro protocolo foi estabelecido com o INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária I.P., visando reforçar a cooperação para a inovação científica e tecnológica na agricultura, com foco na proteção de culturas, sementes e produtos.
No âmbito cultural, a autarquia está a desenvolver esforços para transformar a antiga casa do Ministério da Agricultura em Valverde na “Residência Cultural Valdevez”. Este equipamento procurará acolher músicos, compositores, escritores, artistas plásticos, cientistas e investigadores, atraindo talento e promovendo a criação no concelho.
Apoio às Freguesias e Gestão Financeira Responsável
A Câmara Municipal aprovou ainda um apoio financeiro de 43.893,00 euros à Junta de Freguesia de Senharei para a realização de obras. Foram também aprovadas propostas de alteração aos acordos de transferência de competências e a transferência de recursos financeiros para diversas freguesias para o ano de 2025, totalizando um investimento significativo nas comunidades locais.
Os documentos de prestação de contas do ano de 2024 revelaram uma gestão financeira saudável, com uma execução orçamental de 32,3 milhões de euros. A autarquia encerrou o ano com uma receita corrente superior a 26,7 milhões de euros e uma poupança corrente superior a 5 milhões de euros, aplicada na execução de obras. A dívida orçamental diminuiu para 5,3 milhões de euros, e o prazo médio de pagamentos a fornecedores atingiu o menor valor dos últimos anos, fixando-se em 11 dias.
Investimentos em Infraestruturas e Serviços
A sessão camarária aprovou também a abertura de diversos procedimentos concursais para obras de remodelação de infraestruturas, alargamento e pavimentação de estradas e caminhos municipais, manutenção de caminhos florestais e faixas de gestão de combustível, expansão da rede de saneamento e abastecimento de água em várias localidades do concelho.
Foram ainda aprovadas adjudicações para a decoração e sombreamento de ruas na zona histórica da vila, aquisição de material editorial e promocional para os Serviços de Cultura e Turismo, aluguer de equipamentos para a Casa das Artes e a aquisição de serviços para a elaboração de projetos de especialidades para a construção de uma creche em Sabadim.
A autarquia autorizou a cedência gratuita de um lote de terreno no Parque Empresarial de Álvora à Junta da União de Freguesias de Álvora e Loureda para a criação de uma estrutura de apoio à gestão das atividades da Junta e dos Baldios.
Apoio ao Tecido Associativo Local
Diversas associações e instituições locais receberão apoio financeiro para a realização de projetos e atividades, incluindo o Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Grade, a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro do Vale, o Rancho Folclórico das Camponesas da Vila de Soajo, a Associação Recreativa e Cultural de Guilhadeses, a Junta de Agricultores do Regadio Tradicional de Alsa Perna- Rio de Moinhos, o Conselho Diretivo dos Baldios de Sistelo, a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Bartolomeu de Monte Redondo, a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, o Moto Clube, a ADECAS - Associação Desportiva e Cultural Aboim/Sabadim, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e a ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.
A Câmara Municipal aprovou ainda um aumento temporário de fundos disponíveis no valor de 1.500.000,00 euros para o mês de abril, assente na antecipação de receitas, demonstrando uma gestão financeira proativa.
Com este vasto leque de iniciativas e investimentos, Arcos de Valdevez reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes, consolidando a sua posição como um polo dinâmico no Alto Minho.