Os CTT - Correios de Portugal vão apresentar publicamente o novo Booklet de Filatelia CTT, alusivo à singular tradição do Lanço da Cruz, numa cerimónia que terá lugar na próxima quinta-feira, 17 de abril, às 15h00, no Arquivo Municipal de Valença.
Este novo lançamento filatélico é composto por quatro selos que ilustram a tradição única do Lanço da Cruz, que une as localidades de Cristelo Côvo (Valença) e Sobrada, em Tomiño (Galiza). Esta manifestação cultural está atualmente candidata a Património Cultural Imaterial junto da Direção-Geral do Património Cultural de Portugal.
O Lanço da Cruz é uma secular tradição pascal transfronteiriça que se celebra anualmente na segunda-feira de Páscoa, a partir das 16h00 (hora portuguesa). Milhares de pessoas do Minho e da Galiza reúnem-se nas margens do rio Minho para participar nesta festividade que mistura a fé e a devoção cristã com antigos cultos pagãos ligados à água.
O Santuário da Senhora da Cabeça, o parque de merendas do Cais de Sobrado e o próprio rio Minho servem de palco para esta autêntica romaria galaico-minhota, que acontece sempre na segunda-feira seguinte ao fim de semana da Páscoa. A emissão destes selos pelos CTT visa assim homenagear e divulgar esta rica tradição cultural da região transfronteiriça.