viernes. 21.02.2025

Vila Flor e GNR unem esforços para combater a solidão de idosos com sistema de teleassistência inovador

Em Vila Flor, câmara municipal e GNR unem esforços para combater a solidão de idosos com o inovador sistema de teleassistência "eGuard", promovendo um envelhecimento ativo e seguro. A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida da população sénior, permitindo comunicação direta com a GNR em situações de necessidade, e integra-se em um conjunto de projetos municipais de apoio à terceira idade.
Ecopark de Vila Flor.
Ecopark de Vila Flor.

A Câmara Municipal de Vila Flor e o Comando Territorial de Bragança da Guarda Nacional Republicana (GNR) formalizaram uma parceria inovadora para melhorar a qualidade de vida da população sénior do concelho. Através da assinatura de um protocolo de cooperação, as duas entidades implementarão o Sistema de Teleassistência a Pessoas Vulneráveis – "eGuard".

O principal objetivo do "eGuard" é mitigar o isolamento e a solidão, além de combater as vulnerabilidades e situações de risco que possam afetar os residentes em Vila Flor. O sistema é direcionado, em particular, a cidadãos idosos em situação de dependência, incapacidade, solidão ou isolamento.

Através de um dispositivo eletrónico, o "eGuard" permitirá a comunicação direta, imediata e permanente com a GNR, por meio de uma chamada de voz, sempre que necessário. Este é mais um serviço importante que se junta a outros projetos desenvolvidos no concelho com o objetivo de proporcionar um envelhecimento ativo e inclusivo, permitindo que os idosos permaneçam nas suas casas e localidades o maior tempo possível.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Pedro Lima, enfatiza a importância de proporcionar um envelhecimento digno e ativo para os idosos, valorizando o seu conhecimento e experiências de vida. "Quando um idoso abandona uma aldeia, não é só ele que sai, é todo o conhecimento, experiências de vida, memórias, histórias", afirma o autarca.

A autarquia tem implementado uma série de iniciativas para combater o isolamento dos idosos, reforçar a sua autonomia e valorizar o seu conhecimento. Entre elas, destacam-se a Universidade Sénior, que promove o convívio e a partilha de conhecimentos; a distribuição de pulseiras eletrónicas SOS Idosos, que visam auxiliar os idosos em situação de maior isolamento; o CLDS, que trabalha para a inclusão social de grupos mais vulneráveis; o Radar Social, que irá identificar as necessidades e expectativas dos mais velhos; e o projeto Aproximar, que presta apoio à pessoa idosa em diversas dimensões.

Com a implementação do "eGuard", a Câmara Municipal de Vila Flor e a GNR reafirmam o seu compromisso com a população sénior do concelho, buscando oferecer mais segurança, conforto e qualidade de vida aos idosos.

Vila Flor e GNR unem esforços para combater a solidão de idosos com sistema de...
Comentarios