Portugal é dos países mais descarbonizados da União Europeia, estando no caminho certo para transformar todo o seu sistema energético e acelerar o desenvolvimento das energias renováveis.
Quem o afirma é a Comissão Europeia (CE), no relatório sobre o Estado da União na Energia, apresentado ontem, em Bruxelas.
De acordo com os dados disponíveis mais recentes, relativos a 2021, o cabaz energético português integra 32% de energias renováveis, quando a média da União Europeia é de apenas 19%.
No cabaz da eletricidade, o avanço português nas energias renováveis é ainda maior: 65% contra 39% da média europeia.
A CE recorda ainda que, no ano passado, Portugal eliminou completamente o carvão do seu cabaz energético, tendo anunciado que pretende atingir o objetivo de 80% de eletricidade renovável antes do previsto, em 2026 e não em 2030.
No capítulo das recomendações, a CE sugere a Portugal "novos investimentos no fomento das energias renováveis, no financiamento de projetos de eficiência energética e no investimento nas redes", os quais "contribuiriam para aumentar a resiliência em termos de segurança do aprovisionamento de eletricidade".