lunes. 31.03.2025

Valença Celebra 30 anos da Ponte nas Ondas com maratona transfronteiriça de Rádio e Televisão

A Associação Cultural e Pedagógica Ponte nas Ondas celebra 30 anos com uma maratona de rádio e televisão transfronteiriça em Valença. O evento destaca o trabalho reconhecido da associação na salvaguarda do património cultural imaterial galego-português, com o apoio da UNESCO.
A Associação Cultural e Pedagógica Ponte nas Ondas celebra 30 anos com uma maratona de rádio e televisão transfronteiriça em Valença.
A Associação Cultural e Pedagógica Ponte nas Ondas celebra 30 anos com uma maratona de rádio e televisão transfronteiriça em Valença.

O Edifício da Antiga Alfândega de Valença será o epicentro das celebrações do 30.º aniversário da Associação Cultural e Pedagógica Ponte nas Ondas (PNO), na quarta-feira, 26 de março. Uma emissão especial de rádio e televisão, ao longo da manhã, marcará este momento histórico.

A jornada radiofónica transfronteiriça, com início às 9h (PT) e término às 13h (PT), ligará Valença a Lisboa e a mais sete pontos da Galiza, numa demonstração da união entre os dois lados da fronteira. O programa, repleto de atividades, contará com a participação de 70 centros educativos, desde escolas primárias até universidades, e diversas rádios dos territórios envolvidos. A RTP e a RNE farão a cobertura especial do evento.

Em Valença, as celebrações começam com a atuação do Coro da Academia de Música da Fortaleza de Valença, seguida de uma sessão de abertura com a presença de figuras como José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, Enrique Cabaleiro, Alcalde de Tui, Esmeralda Carvalho e Santiago Veloso, presidentes da PNO, e o antropólogo Álvaro Campelo.

O programa diversificado incluirá atuações de artistas como Augusto Canário e Bieito Lobarinhas, apresentações de escolas locais, entrevistas a personalidades como Augusta Santana e a cineasta Diana Gonçalves, e momentos dedicados a lendas, tradições e artesanato da região. A maratona de rádio e televisão encerrará com a atuação da TUNESCE – Tuna Académica da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença.

A Ponte nas Ondas, reconhecida com o Prémio da Cultura Galega 2023 e com a inscrição do seu trabalho no registo de boas práticas como Património Cultural Imaterial da UNESCO, celebra 30 anos de vida com um amplo respaldo pelo seu trabalho de salvaguarda do património cultural imaterial compartilhado. A UNESCO parabenizou a associação pelas suas iniciativas "que enfatizam a participação das comunidades na salvaguarda do património cultural imaterial compartilhado".

A emissão especial poderá ser acompanhada em www.pontenasondas.org e www.escolasnasondas.com.

Valença Celebra 30 anos da Ponte nas Ondas com maratona transfronteiriça de Rádio e...
Comentarios