lunes. 29.04.2024
UMinho organiza

Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística

Este congresso visa também encorajar a participação dos jovens estudantes, atribuindo cerca de 30 bolsas de participação e o Prémio SPE, destinado ao melhor trabalho apresentado por jovens investigadores ou alunos (até 35 anos) neste âmbito, conclui Luís Machado. 
Centro Cultural Vila Flor, Guimarães.
Centro Cultural Vila Flor, Guimarães.

Mais de duas centenas de investigadores participam de 11 a 14 de outubro no XXVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE 2023), no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. O encontro é promovido pelo Centro de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Estatística. 

Considerado o principal ponto de encontro da comunidade estatística em Portugal, pretende estimular o debate, facilitar a partilha de conhecimentos e fomentar a colaboração entre profissionais e académicos, refere o diretor do Departamento de Matemática da ECUM, Luís Machado. Os oradores convidados são Jacobo de Uña-Álvarez (Universidade de Vigo, Espanha), Jorge Caiado (Universidade de Lisboa), Maria Eduarda Silva (Universidade do Porto) e Maria Kateri (Universidade de Aachen, Alemanha). Do programa constam uma centena de comunicações orais, 57 posters e o minicurso “Modelação Conjunta de Dados Longitudinais e de Sobrevivência”, por Pedro Miranda Afonso (Erasmus Medical Center Rotterdam, Países Baixos). 

Este congresso visa também encorajar a participação dos jovens estudantes, atribuindo cerca de 30 bolsas de participação e o Prémio SPE, destinado ao melhor trabalho apresentado por jovens investigadores ou alunos (até 35 anos) neste âmbito, conclui Luís Machado. O evento tem inscritos membros de universidades, institutos e laboratórios de investigação, empresas, governos e entidades reguladoras e de estatísticas oficiais.

Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística
Comentarios