domingo. 28.04.2024
No Dia Mundial da Árvore

Ponte da Barca leva a cabo a plantação de 500 árvores

Amanhã, dia 21 de março, altura em que se celebra o Dia Mundial da Árvore, o município de Ponte da Barca leva a cabo uma ação de reflorestação no lugar de Paradela, em Vila Chã de S. João. Cerca de 500 árvores folhosas de espécies autóctones, como carvalhos e sobreiros, serão plantadas durante esta iniciativa, como parte de um esforço contínuo para revitalizar e proteger os ecossistemas locais.

Amanhã, dia 21 de março, altura em que se celebra o Dia Mundial da Árvore, o município de Ponte da Barca leva a cabo uma ação de reflorestação no lugar de Paradela, em Vila Chã de S. João. Cerca de 500 árvores folhosas de espécies autóctones, como carvalhos e sobreiros, serão plantadas durante esta iniciativa, como parte de um esforço contínuo para revitalizar e proteger os ecossistemas locais. A iniciativa está agendada para as 09h30.

É de salientar que esta ação de reflorestação representa o cumprimento de uma das medidas previstas na proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem de 2022 - Paradela Mais Verde -, projeto apresentado pelo jovem Bruno Lobo e que contempla ações ambientais, desde a reflorestação, à limpeza de terrenos, ao combate a espécies invasoras e ao arranjo do espaço do baloiço de Paradela, local este que tem um património ambiental riquíssimo.

O envolvimento dos jovens na conceção e implementação deste projeto destaca o poder transformador da participação cívica e evidencia o desejo da juventude em promover um futuro mais sustentável e ecologicamente responsável.

Recorde-se que o Orçamento Participativo Jovem de Ponte da Barca tem o seu tema definido anualmente em sede do Conselho Municipal da Juventude e é uma ferramenta de apoio para a participação dos jovens nas políticas e projetos desenvolvidos no concelho, promovendo o diálogo, o envolvimento dos jovens na causa pública e a participação ativa na definição das políticas públicas em matéria de Juventude, imprescindíveis para o futuro e para o próprio desenvolvimento do concelho.

Ponte da Barca leva a cabo a plantação de 500 árvores
Comentarios