viernes. 22.11.2024

No âmbito das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, uma delegação de Vizela, composta pelo Presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Carvalho, e pelo Presidente da União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio, acompanhada pela Presidente da iniciativa Portugal-UK 650, Maria João Rodrigues de Araújo, efetuou ontem uma visita aos Arquivos Nacionais do Reino Unido, onde puderam ver o documento original do Tratado de Tagilde, assinado em Tagilde a 10 de julho de 1372.

No local, Sean Cunningham Head of Medieval, Early Modern, Legal and Map Records, e Patricia Humphries do Chief Executive Office promoveram uma visita privada aos documentos originais, do séc. XIV, que estiveram na origem da mais antiga aliança diplomática do mundo: o Tratado de Tagilde e o Tratado de Paz, Amizade e Aliança, declarações datadas de 1372 e 1373, respetivamente.

No seguimento desta visita, a Câmara Municipal de Vizela agilizou os procedimentos para obter uma cópia do Tratado de Tagilde, sendo que já dispõe neste momento de fotografias daquele Tratado.

A delegação de Vizela esteve ainda reunida na Embaixada de Portugal no Reino Unido com o embaixador Nuno Brito.

A Câmara Municipal de Vizela considera esta mais uma iniciativa potenciadora do enorme património histórico e cultural que o Concelho tem no seu território, fundamental para a transmissão da memória e da identidade de Vizela, constituindo, assim, um recurso que deve ser divulgado, valorizando e projetando uma herança comum que urge transmitir.

Uma delegação de Vizela, composta pelo Presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Carvalho, e pelo Presidente da União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio, acompanhada pela Presidente da iniciativa Portugal-UK 650, Maria João Rodrigues de Araújo.

As comemorações do Tratado de Tagilde vão ainda contribuir para consolidação da imagem e identidade do Concelho de Vizela como destino turístico privilegiado, na vertente de turismo histórico e cultural.

De realçar que no dia 10 de julho de 2022 assinalam-se os 650 anos da Aliança Luso-Britânica, baseada na paz e amizade perpétua entre os dois países, que se iniciou com o Tratado de Tagilde a 10 de julho de 1372 e foi consolidada com a assinatura do Tratado de Londres, de 16 de Junho 1373.

PORTUGAL-UK 650

Portugal-UK 650 é a iniciativa responsável pelas comemorações do 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica em Portugal e no Reino Unido. Pretende celebrar e dar a conhecer a história comum, escrever novos capítulos de amizade, cooperação e comércio, desenvolver investigação científica sobre a Aliança Luso-Britânica, e promover os valores do Tratado fundacional da Aliança no mundo atual – paz, amizade, verdade, fidelidade, constância, solidariedade, sinceridade e amabilidade - "... haverá daqui em diante uma verdadeira, fiel, constante, mútua e perpétua paz e amizade, união e aliança e liga de sincero afeto" (Artigo I, Tratado da Aliança, Londres 16 junho 1373) – apelando à responsabilidade e compromisso de cada um.

A longo prazo, Portugal-UK 650 espera contribuir para uma sociedade mais segura e fraterna, com maior conhecimento do seu património histórico-cultural, mais solidariedade internacional e um diálogo, cooperação e amizade fortalecidos entre os cidadãos de ambos os países. 

O programa das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica pode ser consultado no site  https://portugal-uk650.com.

Para além da celebração das datas de maior importância - os 650 anos do Tratado de Tagilde (10 de julho de 2022) e do Tratado de Londres (16 de junho de 2023) - engloba outras iniciativas, até 2023, em parceria com mais de 100 instituições portuguesas e britânicas, no âmbito da investigação, educação, cultura, comércio, de cooperação e sociais.

A mais antiga aliança diplomática do mundo, o Tratado de Tagilde
Comentarios