Uma celebração privada com largas dezenas de convidados entre familiares do fundador, representação de instituições e do Governo aqui representado pelo Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa. Tudo aconteceu na tarde último sábado 12 deste agosto.
A comemoração da escritura de 4 de Agosto de 1723 realizada em Ponte de Lima foi o arranque do programa assunto do qual dissertou o historiador Miguel Ayres Campos autor dum valioso estudo em lívro dos solares ou paços da região edição município Ponte de Lima. Depois houve visita guiada ao solar com a proprietária Rosário Sá Coutinho a explicar a decoração de salões salas e outras divisões da residência fidalga. No tempo dos discursos o Secretário de Estado agradeceu o convite e disse estar satisfeito com uma casa e descendentes que além de possuírem o valioso património de família . ele é também do município e do país. O governante partiu contente pela visita com lembranças oferecidas pelo município Ponte de Lima, livros de caráter histórico e um estojo com iguarias da gastronomia do Douro produzidas pelo Chef Thomas Egger desde Tabuaço.
Pela organização o historiador Adelino Tito Morais recordou o fundador há trezentos anos, o juiz no Tribunal dá Baía no Brasil, João Sa Sotto Mayor e a obra social e cultural dos condes de Aurora.
Tudo terminou requintada merenda com produtos da região uma organização do Clube Gastronomia Ponte de Lima e os nobres anfitriões. A grande mesa estava repleta com algumas especialidades da localidade como: bola de carnes e Bolo Rei da Sereia do Lima; Limianas, Pão de Lo, massapaes e o doce branco da Havaneza: a charcutaria variada de Minho Fumeiro e Pimenta ou avo chouriças e vinhos Alvarinho e Loureiro do solar de Louredo em Viana do Castelo apresentados pela sua Enologa Rita Araújo e proprietário da empresa, Armindo Lamas.