A Associação Florestal do Lima (AFL) assinou, no dia 30 de janeiro, em Vila de Rei, um contrato de apoio financeiro com o Fundo Ambiental, no âmbito do PRR, para a execução de uma Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP) na Zona de Intervenção Florestal (ZIF) de Arcos de Valdevez.
O contrato, no valor de 1.350.909,70 €, prevê a intervenção em 543,92 hectares, com ações de limpeza e plantação de espécies resistentes ao fogo, e a beneficiação de 19,685 km de caminhos florestais nas freguesias de Grade e Vale.
Para além deste apoio financeiro inicial, a AFL irá receber um montante anual de 112.257,70 €, durante 20 anos, para a manutenção destas áreas florestais e pagamento de serviços de ecossistema.
As OIGP são um instrumento fundamental do Programa de Transformação da Paisagem, que define as intervenções a implementar nas Áreas Integradas de Gestão da Paisagem, visando a reconversão de culturas, a valorização e revitalização territorial.
Com este apoio financeiro, a AFL terá condições para implementar as ações previstas na OIGP de Arcos de Valdevez, contribuindo para a prevenção de incêndios florestais, a promoção da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável do território.