Apesar do declínio da maratona a nível nacional e internacional, lá se vão fazendo as provas respetivas nesta especialidade não olímpica mas com o seu quê de espectacularidade especialmente nas portagens, onde brilhou Lucas Borges e os seus restantes atletas tiveram boas prestações, a pontuar e a subir na classificação colectiva relativamente ao ano anterior.
Por seu turno, e agora sem incidentes, o actual campeão nacional de slalom k1 júnior Pedro Martins vai fazer o seu estágio em Espanha pela Federação Portuguesa de Canoagem e vai representar Portugal na Taça da Catalunha.
Assim, Pedro Martins foi convocado para estágio pela Federação Portuguesa de Canoagem em Espanha, nomeadamente em Sort e La Seu D'Urgell, de 15 a 21 de maio.
Durante o estágio vai representar Portugal na Copa Catalunha de slalom em k1 júnior.
As custas do estágio estão integralmente assegurados pela Federação Portuguesa de Canoagem, tendo para isso o seu clube de o ter levado até Amarante, o que é hábito e normal.
Pedro Martins tem no seu palmarés vários títulos de campeão nacional pela DKC de Viana e é actualmente campeão nacional k1 júnior de slalom.
Não obstante há neste momento dificuldades na aquisição de material para este atleta de acordo com o nível que já nos habituou, e que tem a ver com o projeto olímpico da DKC que não possui financiamento específico.
Engrossa assim este atleta vianense o número já assinalável de atletas que tem sido chamados ao longo do tempo a trabalhos e a representar a selecção nacional, inclusive nos Jogos Olímpicos.
Por outro lado Lucas Borges em KL3 foi segundo na Taça de Portugal de Maratonas, que se realizou em Águeda, contribuindo para a boa prestação da equipa, com resultados interessantes, sobretudo se pensarmos que os atletas da DKC foram cumprir calendário, com o foco nas especialidades olímpicas, servindo a maratona de mera preparação.
Não obstante cerca de uma dezena de atletas juniores e seniores da DKC mostraram-se interessados na prova, esforçaram-se e conseguiram bons resultados. Notou-se a ausência de alguns atletas da DKC de Viana por motivos de saúde.
O resultado da paracanoagem, uma vez que é categoria experimental na especialidade da canoagem não contribuiu para a pontuação colectiva deste clube vianense, que subiria desse modo na classificação geral.
Mesmo assim a DKC de Viana subiu dois lugares relativamente à época anterior, aumentando o número de pontos de 14 (2022) para 46 em 2023, com praticamente todos os seus atletas a pontuar.
A DKC não compete colectivamente em SUP canoa, nova especialidade que conta para a pontuação colectiva, por falta de apoios específicos.
Sem lamentos.
Resultados mais relevantes:
Lucas Borges – 2º lugar KL3
Daniela Silva – 5º lugar c1 júnior feminino
Valéria Araújo – 5º lugar c1 sénior feminino
Miguel Ricardo – 6º lugar c1 júnior
Mafalda Rodrigues -16º lugar k1 júnior feminino
Miguel Costa -16º lugar c1 júnior
Gustavo Marinho - 27º lugar k1 júnior
Tomás Marques - 36º lugar k1 júnior