Os apreciadores da iguaria da lampreia têm encontro marcado este fim de semana, de 21 a 23 de março, no Festival Gastronómico 'Sabores da Lampreia do Rio Minho', em São Pedro da Torre, Valença. O evento promete três dias de deleite gastronómico, celebrando a tradição e os sabores únicos da lampreia do rio Minho.
O cardápio do festival apresenta uma variedade de pratos tradicionais, incluindo Arroz de Lampreia, Lampreia à Bordalesa, Lampreia Assada no Forno e o emblemático prato cinco sabores de lampreia. Para quem preferir alternativas, haverá opções de bacalhau e lombo assado. A acompanhar, os vinhos verdes da região e uma vasta seleção de sobremesas.
O festival abre as suas portas às 11h00 de sexta-feira, 21 de março, e servirá os manjares de lampreia ao almoço e jantar de sexta, sábado e domingo. Além da gastronomia, o evento contará com um pavilhão de exposições, onde estarão presentes adegas, doceiras locais, produtos gourmet e bijuteria valenciana.
Os almoços de sábado e domingo terão um toque especial com a presença de "As Laurindas", que prometem animar o público com momentos de humor e alegria.
Este festival gastronómico é um dos mais aguardados da região, atraindo visitantes de toda a região e da vizinha Galiza. É uma oportunidade única para degustar pratos tradicionais confecionados com a lampreia do rio Minho, celebrando a gastronomia, a cultura e a história das artes de pesca tradicional desta comunidade de pescadores.
O Festival da Lampreia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença, da Carochos – Associação dos Sabores do Rio Minho, da Junta de Freguesia de São Pedro da Torre e da Comissão de Festas de São Pedro da Torre, que visa promover o turismo e dinamizar a economia local.