O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, marcou presença em Arcos de Valdevez para lançar a obra de transformação da antiga escola primária de Guilhadeses numa nova residência de estudantes, destinada aos alunos do Pólo de Arcos de Valdevez do IPVC. Este investimento, no valor de 1,1M€, conta com o apoio do PRR.

A instalação de um polo do Ensino Superior no concelho representou um marco significativo na promoção da educação e do conhecimento na região. Com o objetivo de fortalecer a presença do IPVC em Arcos de Valdevez e de apoiar a estadia dos seus alunos, a Câmara Municipal empenhou-se na busca de um espaço adequado para a criação de uma Residência Académica.

O Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, expressou o desejo de "fazer crescer o Pólo do IPVC de Arcos de Valdevez", reiterando a disponibilidade da autarquia para apoiar a expansão dos cursos de ensino superior e a melhoria das instalações letivas e sociais. Este momento, segundo o autarca, reforça a parceria entre o IPVC e o município, visando o desenvolvimento da região.
Recorde-se que a Câmara Municipal tem desenvolvido esforços para a instalação do polo do IPVC em Arcos de Valdevez, a criação de laboratórios de Engenharia Mecânica e Manutenção, e a criação do Citin/CTI - Centro Tecnológico Inovação, que integra a rede nacional de Centros Tecnológicos de Inovação.

O Ministro Fernando Alexandre elogiou o trabalho da autarquia na área da Educação e Conhecimento, destacando a importância da rede de colaboração com os agentes locais. O ministro sublinhou o papel da autarquia na promoção do acesso ao conhecimento para os cidadãos de Arcos de Valdevez e dos concelhos vizinhos.

A Câmara Municipal pretende apoiar os jovens na aquisição de competências técnicas e profissionais de nível superior, facilitando o acesso a empregos qualificados e contribuindo para a fixação e atração de pessoas para a região.