A Universidade do Minho organiza o seminário 'Prontidão de carreira e apoio ao sucesso académico no ensino superior' a 30 de janeiro, das 14h30 às 16h30, no espaço B-Lounge da Biblioteca Geral do campus de Gualtar, em Braga. A apresentação dos resultados do Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho (ObservatoriUM) é um dos temas em debate.
A abertura cabe ao pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica da UMinho, Manuel João Costa. O painel “Permanência e abandono” conta depois com a professora Carla Sá a analisar o tema no contexto da UMinho e a professora Maria do Céu Taveira a abordar instrumentos de deteção precoce de sinais de abandono e os resultados do projeto europeu SUnStaR. Sofia Martins, da Universidade de Aveiro, apresenta depois o trabalho do Observatório do Percurso do Estudante daquela academia. A moderação da sessão cabe a Leandro Almeida, da Escola de Psicologia da UMinho.
Na segunda parte do evento, Maria do Céu Taveira vai trazer os resultados do estudo “Prontidão de carreira dos estudantes da UMinho”, enquanto Margarida Rodrigues mostra os desenvolvimentos do projeto Brighter Future, da Fundação José Neves. A moderação fica a cargo de Ana Paula Marques, professora do Instituto de Ciências Socias da UMinho.