Com o “Ambiente” como temática escolhida para o ano de 2022 pelo Conselho Municipal de Juventude, a proposta “Paradela mais verde”, apresentada pelo jovem barquense Bruno Lobo, venceu a primeira edição do Orçamento Participativo Jovem de Ponte da Barca, tendo sido entregue pelo Presidente da Câmara Municipal no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
“O projeto vencedor é muito interessante. Aborda várias áreas na questão ambiental, desde a reflorestação, à limpeza de terrenos, ao combate a espécies invasoras, e ao arranjo do espaço do baloiço de Paradela, local este que tem um património ambiental riquíssimo”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca.
Augusto Marinho lembrou que “o objetivo deste programa foi conseguido. Foi o de promover o debate, a construção de ideias, de propostas realistas, exequíveis e com impacto na nossa sociedade”.
Bruno Lobo, autor do projeto vencedor, destacou que o projeto visa a realização de várias ações ambientais no Lugar de Paradela, freguesia de Vila-Chã S. João.
“O projeto é de toda a juventude de Paradela e vai consistir na reflorestação e limpeza do monte. Em tempos houve lá árvores como o pinheiro manso e o carvalho, que queremos voltar a plantar. Vamos, também, aproveitar um ribeiro que tem moinhos antigos. Queremos que esses moinhos estejam acessíveis”, referiu Bruno Lobo.
A criação de um trilho junto ao rio Germil é outro dos objetivos do projeto Paradela Mais Verde.
“Queremos mostrar o que muitas pessoas desconhecem. Queremos honrar o que os nossos antepassados criaram, dando a conhecer o nosso património tal como ele é sem que se queira comparar com locais de outras zonas do mundo. Paradela é Paradela e merece ser visitada!”, disse Bruno Lobo, frisando que Paradela e Ponte da Barca integram a Reserva Mundial da Biosfera e se destaca pelos seculares socalcos existentes.
O Orçamento Participativo Jovem de Ponte da Barca tem o seu tema definido anualmente em sede do Conselho Municipal da Juventude e é uma ferramenta de apoio para a participação dos jovens nas políticas e projetos desenvolvidos no concelho, promovendo o diálogo, o envolvimento dos jovens na causa pública e a participação ativa na definição das políticas públicas em matéria de Juventude, imprescindíveis para o futuro e para o próprio desenvolvimento do concelho.
O edil de Ponte da Barca aproveitou a sessão de entrega do cheque para dar conta das várias ações desenvolvidas pelo município na área da Juventude, destacando para a atividade do Conselho Municipal da Juventude, a atribuição de Bolsas de Estudo a estudantes do ensino superior, para o intercâmbio internacional com a Galiza no projeto transfronteiriço “XJuventude” e para o programa ‘Barca Jovem’ que envolve cultura, desportos radicais e seminários.
Também o Vereador da Juventude, José Alfredo Oliveira, reforçou que o Orçamento Participativo Jovem permite o envolvimento direto dos jovens na gestão pública, promovendo-se uma maior cidadania e participação ativa, valorizando a transparência na tomada de decisão e potenciando a qualidade da própria democracia.
A edição do Orçamento Participativo Jovem 2023 contará com igual dotação orçamental, e o tema será definido na reunião do Conselho Municipal de Juventude prevista para o mês de janeiro.