É já a 18ª edição do Raid Ibérico que une o Aero Clube de Bragança (ACB) e a Fundacion Cielos de Léon, de Espanha, numa iniciativa que tem como principal objetivo a promoção e a partilha dos valores culturais, patrimoniais e gastronómicos dos dois países, para além do convívio entre os amantes das atividades aeronáuticas.
A proposta é durante cinco dias, de 3 a 8 de setembro, 60 pessoas, distribuídos por 32 aeronaves visitarem Bragança, Aveiro, Vila Nova de Cerveira, em Portugal, seguindo para Léon, Madrid e Castellón, em Espanha. No entanto, devido às condições meteorológicas adversas metade do percurso vai ser feito de autocarro. “São situações que fogem ao nosso controlo, mas o mais importante é o convívio e as visitas que temos programadas em cada uma das cidades e não vamos deixar de as fazer”, explicar Nuno Fernandes, presidente do ACB.
Em cada aeródromo que recebe a comitiva há visitas estáticas às aeronaves e, sempre que possível, batismos de voo, uma situação que também só acontece quando a meteorologia o permite.
Este convívio teve paragem forçada em 2020, devido à pandemia da doença COVID-19, e foi a única exceção desde o arranque. A organização tem como número máximo de participantes 60 pessoas e 32 aeronaves, houve um ligeiro aumento em relação ao ano transato, que juntou 50 pessoas e 27 aeronaves. Ano após ano estes lugares são preenchidos. “Não é possível por questões de logística e de segurança alargarmos mais o número de participantes. Este ano, uma vez mais, nem chegamos a abrir inscrições, os aficionados pela aeronáutica conhecem o evento e as inscrições acontecem de forma espontânea. Por mais que nos custe, temos sempre de rejeitar inscrições”, refere Nuno Fernandes.
A vontade de voar, de descobrir cantos e recantos de Portugal e Espanha e a ânsia de participar neste convívio aeronáutico entusiasma os participantes e há diversos casos de pilotos que fazem o Raid Ibérico, sem falhar, desde a 1ª edição.
Nesta edição o grupo de aeronautas visita seis regiões: “Há sempre programas culturais que nos permitem conhecer alguns pontos, outras cidades e vilas próximas”, acrescenta.
Em cada local de paragem o grupo de 60 elementos tem programas sociais, que incluem visitas a locais de interesse cultural, paisagístico ou patrimonial, bem como experimentação da gastronomia característica do território visitado.
ETAPAS
1º Dia - 3/09/2021 – Bragança - chegada dos participantes
2º Dia - 4/09/2021 – Bragança - Aveiro
3º Dia - 5/09/2021 – Aveiro – Vila Nova de Cerveira
4º Dia - 6/09/2021 – Vila Nova de Cerveira – Leon
5º Dia - 7/09/2021 – Leon – Robledillo (Madrid)
6º Dia - 8/09/2021 – Robledillo (Madrid) – Castellón