jueves. 03.04.2025

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Arcos de Valdevez preparou um conjunto de atividades para assinalar o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, que se celebra em abril. O objetivo é sensibilizar a comunidade para a importância da proteção das crianças e jovens.

Laço Azul Gigante e Operação Azul em Destaque

Entre as iniciativas programadas, destaca-se a colocação de um Laço Azul Gigante na fachada da Câmara Municipal, um símbolo da campanha que pretende alertar para a luta contra os maus-tratos. Além disso, serão distribuídos laços azuis pela comunidade e os Paços do Concelho serão iluminados de azul.

A CPCJ, em colaboração com a GNR de Arcos de Valdevez, irá realizar a "Operação Azul" (Operação Stop), com a participação de crianças e jovens do concelho. Os mais pequenos, dos jardins-de-infância, também se juntam à causa, elaborando os seus próprios laços azuis.

A História do Laço Azul: Uma Homenagem e um Alerta

A campanha do Laço Azul teve origem em 1989, nos Estados Unidos, quando Bonnie Finney amarrou uma fita azul na antena do carro em homenagem ao seu neto, vítima de maus-tratos. A repercussão do seu gesto foi enorme, levando à criação do Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

Bonnie Finney escolheu a cor azul para representar as nódoas negras nos corpos das crianças vítimas de violência, transformando-a num símbolo de alerta e luta pela proteção infantil. A campanha espalhou-se por todo o mundo, sendo hoje um símbolo de memória e apoio às vítimas de abuso infantil.

Atividades Agendadas em Arcos de Valdevez

  • Dia 2: 14:30 - Ação de sensibilização na Escola Básica Padre Himalaya, Távora Sta. Maria
  • Dia 4: 10:00 - Operação Azul com a GNR em Távora, com a participação de "mini" agentes.
  • Dia 24: 11:00 - Ação de sensibilização na Escola Básica de Arcos de Valdevez – Professor António de Melo Machado.

A CPCJ de Arcos de Valdevez convida toda a comunidade a participar nestas iniciativas e a unir-se à luta contra os maus-tratos na infância.

Arcos de Valdevez ne-se à campanha do laço azul Contra os maus-tratos na infância
Comentarios