Ponte de Lima volta a apostar na promoção de produtos autênticos, valorizando a gastronomia tradicional, com um fim-de-semana dedicado à Lampreia.
Apelando aos sentidos de quem visita o concelho, celebra-se, durante três dias, uma iguaria gastronómica muito apreciada, nesta época do ano, nos territórios ribeirinhos.
Trata-se de um prato confecionado com lampreia, que é um peixe de forma cilíndrica e sem escamas que se reproduz no rio, cresce no mar e volta novamente aos rios. A sua pesca é muito popular nas zonas ribeirinhas e entre os meses de janeiro a abril é feita ainda de forma tradicional no rio Lima. O seu consumo acompanha geralmente com Vinho Verde de Ponte de Lima.
Apostando num programa cultural diversificado que complementa e enriquece este evento, o Município de Ponte de Lima privilegia a utilização deste produto de excelência e convida os amantes desta iguaria a apreciarem este produto endógeno no fim-de-semana de 14, 15 e 16 de abril, que será submetido à mestria culinária aprimorada ao longo de gerações, com pratos típicos, tais como o Arroz de Lampreia e a Lampreia à Bordalesa.
Como forma de brindar todos os visitantes, por estes dias, as ruas do centro histórico da Vila, serão palco de animação com os grupos de música popular local: Ronda do Sol Poente, Grupo de Bombos “Os carapuços”; de Santa Cruz do Lima; Grupo de Música Popular da Feitosa e o Grupo de Bombos de Cepões.
No Teatro Diogo Bernardes a programação destaca o autor e cantor, Chico Buarque, um ícone da Música Popular Brasileira, que será homenageado, no dia 14 de abril, pelas 21h30, com o espetáculo de dança "CHICO", protagonizado pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, numa viagem através da poesia, da música, do pensamento político e do universo feminino de Chico Buarque.
Os agentes locais e os empresários do setor turístico hoteleiro e da restauração oferecem nos fins-de-semana gastronómicos campanhas especiais de alojamento, com 10% de desconto, para as noites de sexta-feira e sábado, e a oferta de um leite-de-creme por cada dose de Lampreia, nas refeições de sábado e domingo.
O Fim-de-semana gastronómico da Lampreia completa, assim, o ciclo de cinco fins-de-semana gastronómicos que o Município de Ponte de Lima dinamizou entre novembro e abril, integrado no projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta 22/23”.