A Câmara Municipal de Ponte da Barca volta a promover mais uma edição da Festa das Vindimas. A iniciativa vai decorrer de 30 de setembro a 2 de outubro e pretende, fundamentalmente, retratar o ciclo que caracteriza as vindimas numa região fortemente ligada aos costumes vinícolas.
O Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais é novamente o palco onde vai decorrer a festa que conta com a participação de várias associações concelhias que, na Feira das Tasquinhas e Artesanato, farão jus à gastronomia barquense com os pratos típicos desta região e a excelência dos vinhos de Ponte da Barca, assim como aos produtos artesanais produzidos no concelho.
A par das artes e sabores a iniciativa, que tem inauguração marcada para as 18h, oferece um vasto programa de animação e atividades ligadas à vinicultura através do desfile 'A vinda do campo' (dia 30 de setembro, às 21h), a recriação da Pisada das uvas (dia 1 de outubro, às 21h), e a Tirada do Vinho (dia 2 de outubro, às 15h30). A recriação do “Cozer do Pão” será também um dos momentos desta festa (dia 1 de outubro, 15h30).
Mas como não há festa que se faça sem música, Augusto Canário & Amigos, e o grupo de música Raízes vão animar a iniciativa que retoma a Ponte da Barca depois de dois anos de pausa. Como não podia deixar de ser, o domingo à tarde encerra o fim de semana com o desfile e atuação de Ranchos Folclóricos do concelho.