Bragança vai receber, entre os dias 19 e 21 de março, o XVII Encontro Grandes Viajeros, que contará com mais de 2 centenas de motards de todo o mundo – como, por exemplo, do Brasil.
O evento de mototurismo, que teve origem em Espanha e já percorreu vários países, realizase, este ano, pela primeira vez, em Portugal. É ao “viageiro” Brigantino, Rui Madeira, que cabe a organização deste ano.
Sem sair de Bragança, a organização promete levar os participantes “Por el Mundo em Moto”, sendo este o tema de um vasto programa, que tem início na sexta-feira, dia 19, e só termina no domingo, dia 21, domingo, com um passeio pela cidade, em comboio turístico
Pelo meio, os motards vão juntar-se no Pavilhão do Nerba – Centro Empresarial de Bragança, onde, entre outras iniciativas, se contarão histórias sobre viagens de moto da China e à Rússia passando pelos Estados Unidas da América e percorrendo toda a América do sul.
O Encontro Grandes Viajeros surgiu pela primeira vez em maio de 2005, em Ávila, Espanha, com apenas 15 mototuristas. Desde então, realizam-se anualmente e já viajaram pelos 5 continentes, dezenas de países.
Em 2022, os Encontros Grandes Viajeros venceram o Prémio Nacional de Mototurismo, em Espanha.