No âmbito da visita do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, a Arcos de Valdevez, foi dado o pontapé de saída para a construção da nova Escola de Ensino Artístico. Este projeto ambicioso, com um investimento superior a 2 milhões de euros, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um marco importante no desenvolvimento cultural e educativo do concelho.

A nova escola, com uma área de construção de aproximadamente 1.400m2, será um espaço moderno e multifuncional, projetado para acolher e promover o ensino da música, do teatro e da dança. O edifício, com dois pisos, organizar-se-á em torno de um auditório central, criando um ambiente propício à criatividade e à aprendizagem.

Espaços especializados para as artes
O projeto contempla a criação de espaços especializados para cada área artística:
- Artes Dramáticas: Um estúdio equipado, uma sala de trabalho/caracterização, vestiários e balneários, proporcionando aos alunos as condições ideais para explorar o mundo do teatro.
- Música e Teatro: O piso inferior será dedicado ao ensino da música e do teatro, com 12 salas de estudo e prática de instrumento, 3 salas de formação musical, camarins e outras salas de apoio.
Um projeto que nasce da comunidade

O Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, destacou a importância deste projeto para o futuro de Arcos de Valdevez: "A Educação é um pilar fundamental do desenvolvimento sustentável que queremos para Arcos de Valdevez". Este projeto surgiu da vontade de “crescer no ensino artístico”.
O autarca sublinhou ainda o papel fundamental da comunidade no desenvolvimento deste projeto, referindo que “este dinamismo resulta do facto do Município ter estabelecido várias parcerias. Uma delas robusta com o Agrupamento, Associação de Pais, Associação de Estudantes e as Associações do Concelho”.

Um investimento no futuro
Com esta intervenção, a Autarquia arcuense dá continuidade ao projeto educativo no concelho, garantindo melhores condições de ensino e novas oportunidades, bem como promovendo o sucesso educativo e o bem-estar dos alunos arcuenses.
“A Educação propicia qualificação, que garante mais e melhor emprego; proporciona mais rendimento, mais condições de vida para as pessoas e condições para que os investimentos se fixem e atraia novos”, atestou o presidente da câmara.
A nova Escola de Ensino Artístico representa um passo importante no sentido de tornar Arcos de Valdevez um centro de referência no ensino das artes, proporcionando aos jovens arcuenses as ferramentas necessárias para desenvolverem o seu potencial criativo e contribuírem para o futuro cultural da região.