O Presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, acompanhado pelo Vereador das Obras Municipais, Joaquim Meireles, visitou as obras de requalificação das margens e leito do rio Vizela, que se encontram em fase de conclusão.
De realçar que, ao longo dos últimos tempos, o Município de Vizela tem encetado todas as diligências e efetuado todos os esforços para combater, de forma assertiva, todos e quaisquer atos poluidores do Rio Vizela e, assim, alcançar a sua despoluição definitiva em prol de Vizela e dos Vizelenses.
A requalificação das margens e leito do rio Vizela é uma dessas ações e resulta do contrato assinado com a Agência Portuguesa do Ambiente, IP, para execução da “Empreitada de desobstrução do troço do rio Vizela, entre a interceção da Ribeira de Sá com o Rio Vizela e a Ponte Romana” da bacia hidrográfica RH2 Cávado, tendo esta obra sido apoiada parcialmente pela APA, I.P. em € 50.000,00.
A obra de requalificação das margens e leito do rio Vizela integra a limpeza das margens, o desassoreamento do Rio, a construção de um muro, a recuperação do muro existente, assim como o lançamento das bases para a criação de uma praia fluvial.
Esta obra de requalificação vai permitir o regresso dos barcos ao Rio Vizela junto ao Chalé, uma maior segurança para as crianças e para as famílias, assim como aumentar o espaço de lazer e uma maior relação da população com o Rio.
Após a conclusão desta fase, será ainda executada uma última intervenção, desde o açude do Parque das Termas, até ao açude da Ponte D. Luís.
A Câmara Municipal considera que, sendo Vizela um Concelho e uma Cidade virados para o Rio, têm obrigatoriamente que se desenvolver todos os esforços conducentes à sua total recuperação, para que todos possam colher os benefícios de natureza ambiental, desportiva, lúdica e económica que, aliados à recuperação termal e à dinâmica de outras medidas que a Câmara se propõe implementar, contribuirão decisivamente para a ansiada recuperação económica do Concelho.
De realçar que a obra de requalificação das margens e leito do rio Vizela é apenas mais uma ação determinante dentro das muitas que têm sido efetuadas pela Câmara Municipal, na prossecução do objetivo de devolver o Rio ao Vizelenses.