A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, recebeu, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora, uma Carta de Compromisso para a atração de 50 novos empresários para os territórios do interior do País. A signatária, a multinacional canadiana Empowered Startups, estima poder atrair para universidades e institutos politécnicos em Portugal dez milhões de euros durante os próximos três anos.
Esta carta de compromisso tem «uma importância muito grande para o Governo e, sobretudo, para os territórios do interior», disse a Ministra. «Esta empresa quer ter projetos em territórios do interior» e fazer «alianças com os politécnicos e universidades» para «transformar conhecimento e ciência em empresas inovadoras».
Ana Abrunhosa assinalou que a multinacional canadiana vai atrair empresários para financiarem investigação e tecnologia das universidades e institutos politécnicos e as transformarem «em empresas, produtos ou serviços inovadores». Ou seja, estes empresários «ajudam a transformar conhecimento e tecnologia em valor de mercado, em valor útil e em empresas inovadoras».
«São empresários que, não só trazem o seu capital, como também o seu conhecimento e experiência dos mercados e tendências internacionais e de como transformar conhecimento e tecnologia em empresas, produtos e serviços inovadores», sublinhou.
«Como Ministra com a pasta da Coesão Territorial, é difícil encontrar um programa tão comprometido quanto este» com os objetivos políticos desta área. «As nossas universidades e politécnicos têm um papel fundamental nas comunidades onde se inserem», e este tipo de programas ajuda o País «a olhar para os territórios de forma diferente». «Estes territórios têm enorme potencial para negócios inovadores, com empreendedorismo e com o conhecimento das universidades».
Até agora, a empresa atraiu investimento direto estrangeiro no valor de quase um milhão de euros, diretamente investido em projetos de investigação científica em Portugal. A expectativa da Ministra é que este trabalho continue e se alargue, «para além do Alentejo e Algarve», a outras regiões do País. «Este é um parceiro para o Governo, completamente alinhado com as nossas prioridades».