domingo. 28.04.2024
Portugal

Lampreia um Prato de Excelência

Começa hoje, dia 15 de fevereiro a iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” em restaurantes de Valença, Caminha, Paredes de Coura, Cerveira e Monção.

Esta é uma excelente oportunidade para os apreciadores da lampreia saborearem a oferta gastronómica da restauração valenciana em que a lampreia é apresentada de tantas formas. A iniciativa prolonga-se até 15 de abril.

A lampreia é a rainha dos primeiros meses do ano na mesa, apresentada com tradição, fama e inovação como produto emblemático e de excelência da gastronomia valenciana.

A época da lampreia na restauração valenciana prolonga-se até finais de abril e tem o seu ponto alto no Festival Gastronómico dos Sabores da Lampreia, no fim de semana de 15 a 17 de março, em São Pedro da Torre.

A tradição apresenta a lampreia à bordalesa, em arroz de lampreia, recheada, assada no forno ou na brasa. Tantas formas para a saborear, que a restauração vai replicando com arte e inovação.

As lampreias são pescadas, sobretudo, nas redadas dos pescadores das comunidades de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo que exercem a sua atividade no curso internacional do rio Minho desde o sul das ilhas de Verdoejo.

“Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” é uma iniciativa da ADRIMINHO, em parceria com o Turismo Porto e Norte, Câmara Municipal de Valença, Caminha, Paredes de Coura, Cerveira e Monção e restauração local.

 

Comentarios
Lampreia um Prato de Excelência