A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, em parceria com a população, vai recuperar a envolvente do troço final do Ribeiro de S. Gonçalo, criando um novo espaço de usufruto natural. A iniciativa, que se enquadra no Dia Mundial da Ciência, visa tornar o território mais resiliente às alterações climáticas e fortalecer a natureza.
O projeto, que conta com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), tem como objetivo criar um espaço onde a natureza e o homem convivam em harmonia. A recuperação deste território, que outrora era utilizado para a agricultura, permitirá revitalizar tradições ancestrais e fortalecer o sentimento de pertença à comunidade.
Ação de limpeza no dia 24 de novembro
No dia 24 de novembro, a população está convidada a participar numa ação de limpeza e numa atividade de anilhagem científica de aves. O objetivo é envolver a comunidade na recuperação deste espaço natural e promover a sua valorização. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do formulário disponível no site da Câmara Municipal.
Um futuro mais verde para Vila Nova de Cerveira
A criação deste espaço natural é um passo importante para tornar Vila Nova de Cerveira mais sustentável e resiliente às alterações climáticas. A recuperação do Ribeiro de S. Gonçalo contribuirá para a melhoria da qualidade de vida da população e para a preservação da biodiversidade.