Foi na manhã desta terça-feira que uma onda de energia encheu Ponte da Barca, numa demonstração uníssona de apoio à luta contra o cancro. Sob o lema "3 horas Non Stop Contra o Cancro", o município, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, promoveu uma iniciativa que contou com a participação ativa de diversas entidades locais.
Alunos, professores e auxiliares de ação educativa do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, da Escola Profissional do Alto Lima (Epralima), utentes e colaboradores da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), utentes e colaboradores da Residência Sénior: Casa da Cerca, e os seniores da iniciativa Olympics for all uniram-se em prol de uma causa nobre.
Presentes estiveram, também, as Vereadoras Rosa Arezes e Diana Sequeira, para quem esta iniciativa representa “não apenas uma manifestação tangível de solidariedade, mas também um marco significativo na conscientização sobre a importância da prevenção da doença e a promoção de hábitos de vida saudáveis. É um testemunho do poder coletivo quando nos unimos em prol de uma causa nobre."
Durante a manhã repleta de ritmo e determinação, os mais de 200 participantes percorreram, várias vezes, um percurso de 1 km, perfazendo um total de 694 km, simbolizando a jornada de luta contra o cancro. O objetivo é ambicioso: unir esforços e juntar os km feitos nas várias ações que vão decorrer pelo país, para alcançar os cerca de 40.000 quilómetros equivalentes a uma volta ao mundo, um desafio lançado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro para destacar a importância da prevenção da doença e a promoção de hábitos de vida saudáveis, bem como consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva contra o cancro.
O evento teve início em frente aos Paços do Concelho onde, além do aquecimento com o Professor Michael Sousa, houve ainda tempo para um momento musical com os Baquetas ao Rubro, da APPACDM, e seguiu depois para a Praia Fluvial. Participantes de todas as idades e condições físicas deram o seu contributo tanto a pedalar, a nadar, a correr ou simplesmente a caminhar.
Cada quilómetro percorrido foi mais do que um simples gesto físico, foi uma declaração de força, solidariedade e esperança, numa mensagem clara de que "Sozinhos somos fortes, juntos somos invencíveis".