sábado. 23.11.2024

Com a sua programação em eventos culturais, por vezes associados a entreténs com produtos regionais, o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima e o Núcleo local da Liga dos Combatentes, assinalam esta quinta-feira, 13 do corrente, pelas 17,45 h a Batalha de La Lys, uma vez que a efeméride ocorreu no Domingo de Páscoa, dia de azáfama familiar para toda a gente.

Norton de Matos e Tropas na Flandres
Norton de Matos e Tropas na Flandres

Também, o agendamento posterior, permitirá a presença na cerimónia a decorrer no monumento a Norton de Matos, de dois cidadãos de referência em missões de pacificação. Referimo-nos a Victor Alves Gomes, nascido em Paris, Administrador do Conselho Europeu de Investigação – CEI – Comissão Europeia, Bruxelas e ex-membro da UNOMOZ (Missão de Paz da ONU em Moçambique), UNAVEM III (Missão de Paz da ONU em Angola) e UNMIK (Missão de Administração da ONU para o Kosovo), como representante da EU para o Norte, Mitrovica, e o Tenente Coronel José António Leitão, Limiano, coordenador do destacamento Missão ONU em Timor Leste 2001, e do Batalhão de Infantaria Mecanizada, de Portugal no Kosovo e antigo Oficial de Pessoal e Recursos Humanos da NATO.

General José Mendes Ribeiro Norton de Matos (1867.1955). Centro de Interpretación de la História Militar de Ponte de Lima.
General José Mendes Ribeiro Norton de Matos (1867.1955). Centro de Interpretación de la História Militar de Ponte de Lima.

A celebração da ofensiva bélica na frente belga (9 de Abril de 1918) justifica-se, pois causou numerosas vítimas a Portugal, entre eles militares de Ponte de Lima, mortos, feridos e outros prisioneiros em campos alemães, recordemos. Os jovens recrutas eram originários das freguesias de Arcozelo, Ponte de Lima, Moreira, Beiral, Rebordões Souto, Freixo, Vilar das Almas, etc.

Norton

O Núcleo local da Liga dos Combatentes, participa no evento com uma representação liderada pelo seu Presidente Manuel Pereira, jurista e antigo furriel na Guiné Bissau.

O grupo segue depois para uma Visita ás obas de requalificação na Igreja Matriz de Ponte de Lima, e participação na missa diária das 19,00 h, celebrada na Matriz por Mons. José Caldas.

Ponte de Lima assinala Batalha de La Lys
Comentarios