martes. 26.11.2024

No âmbito do objetivo “Melhorar a eficiência da proteção civil e das condições de prevenção e socorro”, celebrou-se no passado sábado, 28 de agosto no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, um protocolo entre o Município, a ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a AHBVPTL – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, que visa formalizar as condições de Contratação e Funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente, EIP .

 “Este é um dia histórico para AHBVPTL e para os Bombeiros Portugueses, temos constituída a 3ª EIP, estamos a dar um exemplo nacional” disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes.

As palavras do autarca foram corroboradas pelo Comandante os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Carlos Lima, que recordou o caminho percorrido por esta corporação “este Corpo de Bombeiros é um exemplo nacional, que no meu entender poderá ser replicado. Temos dois quarteis, onde estão instalados bombeiros da sua área, onde estes têm uma área de intervenção própria para a primeira intervenção, não descorando o espírito de entre ajuda.” O Comandante dos Bombeiros Limianos disse ainda que “Ser Bombeiro Voluntário hoje, certamente não é comparável há 10 anos. Hoje o nível de exigência certamente é muito maior, a quantidade de pedidos de socorro mais que duplicou, os Bombeiros têm de ter mais disponibilidade para se formar nas diversas áreas, tem que estar cada vez mais disponíveis para o seu Piquete” disse o Comandante da Corporação.

O Presidente da Direção da AHBVPTL, Américo Fernandes, afirmou que a criação desta 3ª EIP “vai permitir reforçar a eficiência das condições de prevenção e socorro no período de maior risco, onde a prontidão de resposta esteve até aqui condicionada ao voluntariado, possibilitando que as referidas equipas assegurem um horário continuo das 7 às 22 horas, o que só acontecia no período da tarde.”

Por sua vez, o Presidente da ANEPC, Brigadeiro-General, José Duarte da Costa, também classificou este protocolo como um momento único, é a 3ª EIP a nível nacional “ao protocolarmos esta 3ª EIP em Ponte de Lima, diz muito deste concelho, desta autarquia. Ponte de Lima é um exemplo e é o primeiro município a criar uma terceira Equipa de Intervenção Permanente” disse o Brigadeiro- General, Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, rematando que apesar de ser um dia de festa, é também um dia de trabalho, “porque os Bombeiros Portugueses são a espinha dorsal da Proteção Civil”.

Neste contexto, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, salientou que “esta parceria entre a Câmara Municipal, A ANEPC e a AHBVPTL que teve visão para avançar com a formação destas EIP´s, revela a qualidade das equipas de voluntariado que muito nos orgulha (..) este regime de voluntariado é um ato de cidadania, e gostamos de ouvir pelo Presidente da ANEPC que a nossa Corporação é um grande exemplo a nível nacional” disse o autarca.

Ponte de Lima constitui a primeira EIP em 2010, a segunda em 2015 e com o presente protocolo acaba de formalizar uma terceira EIP.

Ponte de Lima é o único concelho a nível nacional que dispõe de três Equipas de...