domingo. 24.11.2024

O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, a convite do deputado á Assembleia Municipal de Lisboa e assessor jurídico da Edilidade, organizou na sede daquele órgão deliberativo uma Mostra Gastronómica do Minho e Alto Douro.

Com coordenação do Chef Thomas Egger, natural da Áustria, mas estabelecido em Tabuaço, (exportador de produtos regionais para o seu país, Hungria, Alemanha e outros destinos), o evento reuniu 120 convidados. Entre as presenças: o administrador Europeu do Conselho de Investigação, Victor Gomes, e esposa, Triin Aasma, administradora do Comité Económico e Social com pelouros do Emprego, Refugiados e Segurança Social, provenientes de Bruxelas; o Presidente da Casa do Minho em Lisboa (festejando 100 anos da fundação), Paulo Duque; dirigentes do MPT (Partido da Terra), da Casa de Tomar em Lisboa; Mykola Schymonyak, vice-Presidente Associação dos Ucranianos em Portugal e conselheiro da embaixada; Manuel Pereira, Presidente Liga Combatentes Ponte de Lima; o ex-assessor de António Guterres, actual Secretário Geral da ONU e perito em aeronáutica, Fernando de Almeida , entre outros.

Casa Cheia, Assembleia de Lisboa - Foto José InácioFfaria
Casa Cheia, Assembleia de Lisboa - Foto José InácioFfaria

Quanto aos produtos saboreados, eles repartiam-se por: vinhos alvarinhos das Pereirinhas (Monção) e Vianna (Viana do Castelo); Loureiros, o Pecadinhos do Abade, o Caroça, e o Vianna, (de V. do C.); o Vil´ Antiga e o Cuca (Ponte de Lima), e o Loureiro de exportação Portugal Elements. Da região Douro, marcaram presença o Godin, da Régua; os da Quinta da Covada, e o Desnível Alicante Bouchet.

Nos salgados e doces, salientou-se: Bôla de carnes e Broa com sardinha, da Sereia do Lima; folar Limiano e a sua bôla de frango e pão de centeio; salpicão e chouriça de carne, da MinhoFumeiro, e dos Perforios, Douro; queijos Paiva, curado, fresco e de cabra, de Lamego; salada de legumes e vegetais biológicos, do Tábua D´Aço; Pão de Ló, doce de gema e massapães ou amendoados, da Havaneza, e o azeite biológico Thomas Egger.

A animação para a vasta plateia, esteve a cargo do Rancho Folclórico da Casa do Minho em Lisboa, e da cantora ucraniana, Margot Matwiychuck, familiar de Oleksandra Matwiychuck, Presidente do Centro Ucraniano para as Liberdades Civis, advogada em Kiev e Prémio Nobel da Paz 2022.

Foram três horas de convívio luso-ucraniano, onde os cantares tradicionais, a gastronomia e o apelo ao fim da guerra estiveram no programa.

Mostra Gastronómica do Minho e Alto Douro, em Lisboa
Comentarios