“É preciso reconhecer o mérito, vivemos numa sociedade que nem sempre reconhece o trabalho, a persistência, a resiliência e estes prémios querem mostrar publicamente que o mérito deve ser incentivado”, afirmava a presidente da Fundação Caixa CA, Cândida Braz, na entrega dos Prémios de Mérito Académico a 10 estudantes que se destacaram nos respetivos agrupamentos.
A Fundação Caixa CA, criada no seio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro, tem como área de intervenção os concelhos de Alijó, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Murça, Sabrosa, Valpaços e Vinhais. Os Agrupamentos de Escolas Públicas destes municípios, contactados pela promotora dos prémios, indicaram o aluno, do respetivo agrupamento, que concluiu o ensino secundário com melhor média final.
Os jovens receberam, respetivamente, um prémio monetário valor de 700€: “é um valor simbólico, mas muito importante pelo reconhecimento público que fazemos a estes jovens que se esforçaram, disciplinaram, trabalharam para seguir os seus sonhos”, acrescentava a presidente.
A cerimónia, que reuniu os alunos, os seus familiares e os presidentes ou representantes de cada um dos Agrupamentos de Escolas, contou com a presença do Conselho de Administração da Caixa CA e também com o Conselho de Administração da Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro que, maioritariamente, suporta anualmente o orçamento da Fundação. O seu presidente, Paulo Martins, referiu durante a intervenção que a Caixa Agrícola, com 123 anos de existência e mais de 600 balcões em funcionamento por todo o país, nomeadamente nas zonas rurais, é uma entidade bancária de proximidade, sublinhando, igualmente, a importância “do trabalho e da disciplina”, na procura “do sucesso e da liberdade para alcançar os sonhos”.
Estes jovens notáveis, todos eles já no ensino superior, seguiram caminhos diferentes: Medicina, Engenharias, Tecnologias e Artes, são algumas das áreas por eles escolhidas, mas todos eles com a consciência de que a excelência dá trabalho e que o mérito, mais tarde ou mais cedo, acaba por ser reconhecido.
A Fundação Caixa CA tem muitos outros projetos, na maioria ligados à solidariedade, mas este é um dos mais acarinhados “pelo brilho dos olhos dos jovens ao receberem um reconhecimento público”, referia Cândida Braz.
Alunos Premiados:
Miguel Torga (Bragança): Pedro Tiago Pinto Fernandes Ferreira
Abade de Baçal (Bragança): Carolina Isabel Rodrigues Teixeira
Emídio Garcia (Bragança): Ema Soraia Branco Lopes
Macedo de Cavaleiros: João Pedro Pereira Lopes
Vinhais: Maria de Sousa Afonso
Mirandela: Inês Maria Santos Salgado
Valpaços: Regina Sofia Barreira Araújo
Murça: Gabriel Marcolino Ribeiro
Sabrosa : Paulo Ricardo Cardoso Cunha
Alijó: Ariana Alexandra de Sousa Alves