Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, editado pela Ordem dos Contabilistas Certificados e recentemente divulgado, Esposende ocupa o primeiro lugar do Minho, no ranking global dos Municípios de média dimensão, ocupando o segundo lugar ao nível da região norte, sendo apenas ultrapassado pelo Município de Bragança, que goza do estatuto de capital de distrito. Quando comparados todos os Municípios do Distrito de Braga, independentemente da dimensão, Esposende apenas é ultrapassado por Barcelos que tem a categoria de Município de grande dimensão.
Os Municípios com maiores resultados económicos líquidos em 2021, Esposende ocupa o quinto lugar do distrito de Braga, sendo apenas ultrapassado por Braga, Barcelos, Vila Verde e V. N. Famalicão, sendo o 38.º a nível nacional (308 municípios).
Também a empresa municipal Esposende Ambiente consegue o 22.º posto, entre as entidades do Sector Empresarial Local (SEL) com diminuição de valor em financiamentos obtidos de MLP em 2021.
Desde 2013, Esposende foi por quatro vezes o município com melhor desempenho financeiro no distrito de Braga, o que demonstra uma gestão criteriosa e uma preocupação permanente com a saúde financeira do município.
O documento divulgado pela Ordem dos Contabilistas Certificados atesta o desempenho dos municípios no que se refere ao índice de liquidez, resultado operacional, peso passivo exigível no ativo, passivo por habitante, taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, prazo médio de pagamentos, grau de execução do saldo efetivo, índice de dívida total, execução da despesa relativamente aos compromissos assumidos e impostos diretos por habitante.