domingo. 28.04.2024

O Rancho Folclórico Os Lusitanos de Saint Cyr L´ École, localidade situada junto do Palácio Nacional de Versalhes, participou este ano nas Feiras Novas.

A deslocação da comitiva aos festejos de Ponte de Lima, que tiveram lugar nos dias 6 a 11 deste mês, totalizava meia centena de elementos.

Com agenda centrada na participação em dois números principais do programa das Festas do Concelho, foram eles: no Sábado, desfile no Cortejo Etnográfico, com grande aplauso de conterrâneos, compatriotas e turistas, apenas interrompido para dois elementos subirem à tribuna, para oferecer T – shirt´s oficiais da associação de Saint Cyr L´ École para a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e para o Presidente da Câmara, Vasco Ferraz.

Rigor de representação etnográfica que veio de França.
Rigor de representação etnográfica que veio de França.

A deslocação da comitiva da Associação Cultural Luso – Francesa de Saint Cyr l École, foi da responsabilidade da sua direcção, presidida Carla Varajão, da Correlhã,  Ponte de Lima, substituída nas faltas ou impedimentos por Virginie Megret; a pasta de tesouraria pertence a Patrick da Cunha, com José dos Santos, como seu substituto.

Para além do folclore, a representação da comunidade lusíada nos subúrbios de Versalhes, tem mais duas secções: o futebol, com Os Limianos de Saint Cyr, e o Grupo de Cordas, com seus instrumentos de música tradicional portuguesa.

Entre seus eventos próximos, destaquemos a participação num Festival de Folclore em Bois d´Arcy, localidade vizinha, na tarde de 15 de Outubro, Domingo, e um outro, mas ainda em preparação com temática alusiva à quadra natalícia.

Emigrantes de Saint Cyr l´École com seu folclore, nas Feiras Novas
Comentarios