domingo. 28.04.2024

Reitoria da UMinho recebe exposição '25 de abril de 1974, quinta-feira', de Alfredo Cunha

A Galeria do Paço - Reitoria da Universidade do Minho, no centro de Braga, recebe de 9 de março a 30 de abril a exposição '25 de abril de 1974, quinta-feira', do fotógrafo Alfredo Cunha. A inauguração é este sábado, pelas 15h00, com a presença do autor, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, e do curador da exposição, António Gonçalves. A iniciativa tem entrada livre e homenageia a Revolução dos Cravos e a democracia.

A Galeria do Paço - Reitoria da Universidade do Minho, no centro de Braga, recebe de 9 de março a 30 de abril a exposição “25 de abril de 1974, quinta-feira", do fotógrafo Alfredo Cunha. A inauguração é este sábado, pelas 15h00, com a presença do autor, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, e do curador da exposição, António Gonçalves. A iniciativa tem entrada livre e homenageia a Revolução dos Cravos e a democracia.

Há 50 anos, na madrugada de uma quinta-feira, um jovem fotógrafo ouvia "Riders on the storm", dos The Doors, quando foi surpreendido por um comunicado do Movimento das Forças Armadas. Os militares estavam na rua. Estava em curso um golpe militar. Saiu de casa e passou aquele dia 25 de Abril de 1974 a fotografar e a correr. Com duas Nikon F. e cerca de 40 rolos fotográficos, Alfredo Cunha fez algumas das imagens mais icónicas do golpe militar liderado por jovens capitães e que derrubou quase meio século de ditadura.

No âmbito da exposição, realiza-se a 16 de março, às 11h00, uma visita dialogada à exposição, por Joana Rita Sousa (Filocriatividade), que às 15h00 propõe também a oficina "Liberdade para discordar: Concordas? não concordas? Porquê?". O objetivo dos dois momentos é “parar para pensar”, explorando perguntas e arriscando respostas em grupo, num exercício de pensamento crítico e criativo. Ambas as sessões decorrem no âmbito do Atlas - Programa de Mediação Cultural do Município de Braga.

Reitoria da UMinho recebe exposição '25 de abril de 1974, quinta-feira', de Alfredo Cunha
Comentarios