O Governo criou um programa especial de bolsas de criação literária para ensaios dedicados ao 25 de Abril de 1974, uma iniciativa para assinalar o 50º aniversário da Revolução de Abril, que se assinala no próximo ano.
O concurso para as candidaturas às bolsas abre no primeiro semestre de 2024 e será coordenado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), em articulação com a Estrutura de Missão para as Comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974.
De acordo com o regulamento das bolsas, publicado esta sexta-feira (24 de novembro) em Diário da República, os ensaios deverão abordar temas relacionados com a data que marcou a transição para a democracia, como as "dinâmicas políticas culturais, sociais e económicas da Revolução", "Resistência e luta antifascista", "Colonialismo e descolonização" ou "Consolidação democrática e qualidade da democracia".
As bolsas têm a duração de seis meses e um montante global de sessenta mil euros.
A avaliação e seleção das candidaturas caberá a um júri constituído por três elementos e nomeado por despacho do ministro da Cultura, sob proposta da DGLAB e da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.
A abertura do concurso será feita com a publicação de aviso no Diário da República, sendo também divulgada nas páginas eletrónicas da DGLAB e da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, bem como nas respetivas redes sociais.