O Festival Percursos da Música regressa a Ponte de Lima para a sua 14ª edição, com um programa de 19 dias repleto de concertos de música clássica, erudita e contemporânea. De 13 a 31 de julho, o festival irá levar música a diversos espaços da vila e de Arcozelo, com destaque para o património histórico e arquitetónico único da região.
Concertos para todos os gostos
A programação do festival este ano é eclética e diversificada, com concertos para todos os gostos. Haverá espaço para música clássica, jazz, música portuguesa e internacional, entre outros géneros. Alguns dos destaques do programa incluem:
- Rui Massena a Solo (13 de julho): Abertura do festival com um espetáculo que revisita os quatro álbuns do músico.
- Mário Laginha e Pedro Burmester (31 de julho): Encerramento do festival com um concerto que celebra a liberdade, com músicas de José Mário Branco, Sérgio Godinho, José Afonso e Fausto Bordalo Dias.
- A Lírica de Camões (16 de julho): Concerto com Dora Rodrigues (soprano), Luís Pipa (piano) e António Durães (ator), que interpreta a obra de Luís de Camões.
- Da mão esquerda do piano romântico às raízes populares da música turca (18 de julho): Concerto com a pianista Hande Dalkiliç.
- Tributo a Zeca Afonso – Marimba & Violoncelo (14 de julho): Márcio Pinto e Catarina Anacleto interpretam músicas de Zeca Afonso num formato original.
- Marylebone Duo (19 de julho): Recital de guitarra clássica e violoncelo por Diogo Carlos e Tiago Anjinho.
- Maat Saxophone Quartet (23 de julho): O quarteto português apresenta um programa que vai desde a música operática do século XIX à música contemporânea, passando pelo Fado.
- Duo de Flauta e Piano (25 de julho): Luís Meireles e Maria José Souza Guedes interpretam um programa que inclui variações sobre óperas famosas e música portuguesa.
- Davide Ambrogio (27 de julho): O cantor italiano apresenta o seu álbum "Evocazioni e Invocazioni", que explora a profundidade do canto e o poder da música.
- A Música na Poesia Camoneana (29 de julho): Luísa Barriga (soprano) e António Oliveira (piano) celebram os 500 anos do nascimento de Luís de Camões com um recital de canções sobre poemas do poeta.
- Inês Vaz e Pedro Santos (acordeão) (30 de julho): Os dois músicos apresentam uma revisita às "Quatro Estações" de Vivaldi numa transcrição para dois acordeões.
Concertos gratuitos
Todos os concertos do Festival Percursos da Música são gratuitos, com lotação limitada ao espaço. Os concertos realizam-se sempre às 22h00.
Mais informações
Para mais informações sobre o festival, consulte o website do Município de Ponte de Lima: https://www.visitepontedelima.pt/pt/eventos/14-festival-percursos-da-musica/
Não perca a oportunidade de assistir a alguns dos melhores concertos de música clássica, erudita e contemporânea em Ponte de Lima!