sábado. 27.04.2024

Valorizar, divulgar e promover o património humano, histórico e natural, dos concelhos de Alijó, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Murça, Sabrosa, Valpaços e Vinhais, este é o grande objetivo da Fundação Caixa CA, que atribui cinco mil euros para repartir pelos primeiros três classificados:

- 1º prémio: 2500 euros;

- 2º prémio: 1500 euros;

- 3º prémio: 1000 euros.

As candidaturas decorrerem até dia 1 de fevereiro e os vencedores vão ser conhecidos em março e este ano há algumas novidades. A primeira foi o lançamento de um subtema “Assim se faz por cá”, que pretende mostrar a cultura, as tradições e costumes, mas também a produção e transformação de produtos, ou simplesmente as rotinas das gentes e das terras. “Apesar de continuar a ser abrangente permite ao júri ter uma abordagem mais assertiva em relação aos objetivos, facilitando no difícil trabalho de seleção e de decisão das fotografias premiadas”, explica a presidente da Fundação, Cândida Bráz.

A segunda novidade é que foi introduzida no regulamento uma limitação aos participantes, que a partir de agora têm de ser nativos ou residentes num dos oito concelhos da área de intervenção da Fundação Caixa CA. “Para além da promoção da nossa terra queremos também valorizar quem é de cá e não residindo aqui mantem a ligação à terra, quem cá ficou e aqui vive, e também quem para cá veio viver”, explica.

Recordamos que a primeira edição do concurso foi lançada em finais de 2022, tendo sido submetidas mais de 50 fotografias, de fotógrafos, sobretudo, amadores, de todo o país.

Este projeto pretende incentivar a criação artística e permitir a interação das várias comunidades.

De acordo com o regulamento, que pode ser consultado no website da Fundação Caixa CA (www.fundacaocaixacaaltodouro.pt), cada participante apenas pode apresentar uma fotografia a concurso.

A fotografia em formato digital, na plataforma disponibilizada para o efeito.

O júri deste concurso é constituído por três elementos externos à Fundação Caixa CA, que vai apreciar e decidir sobre as fotografias submetidas, de acordo coma adequação ao tema, qualidade estética, criatividade e originalidade.

'Assim se faz por cá', tema do Concurso de Fotografia da Fundação Caixa CA
Comentarios