O Vale do Lima deu o pontapé de saída para um ano de celebrações gastronómicas e vinícolas com a Gala de abertura da Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025. O evento, que decorreu com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, marcou o início de um projeto ambicioso que visa promover o turismo enogastronómico e valorizar o rico património cultural da região.
A iniciativa, promovida pelos municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), pretende dinamizar a economia local, envolver as comunidades e incentivar a troca de conhecimentos entre os profissionais do setor agroalimentar e da restauração.
A Gala de abertura foi palco da entrega de prémios da Rádio Turismo da Galiza, bem como de momentos musicais com artistas dos quatro concelhos do Vale do Lima. O Restaurante "Costa do Vez", em Arcos de Valdevez, foi um dos distinguidos da noite, enquanto a cantora arcuense Tânia Gomes, vencedora da 2ª edição do Concurso "Canção Rural", abrilhantou o evento com a sua atuação.
A "Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025" pretende consolidar o Vale do Lima como um destino turístico de excelência, com destaque para a marca "Loureiro do Vale do Lima", um Vinho Verde de qualidade superior que reflete o compromisso da região com os seus produtos endógenos. Ao longo do ano, serão realizadas diversas atividades e iniciativas nos quatro municípios, com o objetivo de promover a gastronomia e os vinhos da região, bem como reforçar a presença do Vale do Lima nos principais eventos nacionais e internacionais do setor.