sábado. 27.04.2024

Considerando a aposta na promoção e valorização de produtos endógenos e autóctones e à diversidade e qualidade da oferta gastronómica, Ponte de Lima lançou no dia 4 de março o livro “Ponte de Lima à Mesa: Contributos para a sua carta gastronómica”.

Da autoria do profesor Álvaro Campelo esta nova publicação faz parte do , projeto de investigação que permitiu um levantamento rigoroso de receituário, pelas diversas freguesias do concelho. Da pesquisa efetuada foram registadas mais de meio milhar de receitas da gastronomia limiana e que serão a base para a construção da Carta Gastronómica de Ponte de Lima. Esta nova publicação contém as primeiras 100 receitas, que estão também disponíveis no website www.pontedelimaamesa.pt.

As receitas, representativas de todas as freguesias, integram pratos confecionados no quotidiano familiar ou em refeições festivas como nascimentos, batizados, comunhões, casamentos e funerais, e, ainda, em outras festividades como a Páscoa, o Natal, festas e romarias ou associadas ao trabalho no campo como as sementeiras, lavradas, colheitas, as podas e vindimas ou a ripada das azeitonas.

Álvaro Campelo apresentou esta nova publicação faz parte do 'Ponte de Lima à Mesa'.

De referir que no âmbito do “Ponte de Lima à Mesa”, e em parceria com a Confraria do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima organizaram-se, no emblemático edifico da Clara Penha – Casa dos Sabores, quatro ações de capacitação, dirigidas à restauração e aos produtores de vinho do concelho, durante as quais se viveram autênticos momentos de partilha de memórias e saberes entre os presentes.

Distinguido recentemente com o título de “Destino Gastronómico do Ano 2021”, o concelho de Ponte de Lima é visitado anualmente por milhares de forasteiros que procuram a sua afamada gastronomia.

'Ponte de Lima à Mesa: contributos para a sua carta gastronómica', nova publicação limiana