As empresas são essenciais para o desenvolvimento científico e tecnológico - foi a mensagem dos Ministros da Economia e Mar, António Costa Silva, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, durante a visita à Amkor Technology Portugal, em Vila do Conde.
Elvira Fortunato destacou a importância do reforço do número de alunos de doutoramento em empresas portuguesas nas áreas tecnológicas, garantindo uma maior presença dos mesmos no tecido empresarial e industrial português.
A Amkor Technology Portugal, especializada em packaging, montagem e teste de semicondutores, coordena uma Agenda Mobilizadora, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na área da Microeletrónica, num total de investimento de mais de 76 milhões de euros, já contratualizados, que se traduz em 11 milhões de euros para atividades de Investigação e Desenvolvimento.
Os futuros planos de expansão desta fábrica permitirão um aumento significativo da capacidade de fabrico já existente, nomeadamente com a introdução de novas linhas para packaging avançado de chips, integração de sensores de última geração, e módulos de potência baseados em materiais que vão para além do silício.
Esta expansão será crucial para assegurar a posição estratégica portuguesa no competitivo mercado de semicondutores mundial, oferecendo serviços de fabricação únicos na Europa, e também no âmbito da estratégia de microeletrónica e semiconductores, que Portugal e Espanha desenvolvem, enquadrada no memorando de entendimento assinado na Cimeira Luso Espanhola, realizada em Viana do Castelo, em novembro do ano passado.
Durante a visita, os Ministros Costa Silva e Elvira Fortunato congratularam a empresa pela recente colaboração com a GlobalFoundries, que permitirá a transferência de parte das suas operações em Dresden para a fábrica em Vila do Conde.