lunes. 20.05.2024

Uma novidade como bebida alcoólica, e como tal, beber moderadamente; mais uma iniciativa da Havaneza a promover produtos da região e do país, e mais um empenho do seu gerente, Paulo Martins, em dignificar o emblemático espaço comercial de Ponte de Lima.

Um pôr do Sol diferente na principal praça de Ponte de Lima, onde muitos foram, e muitos esperaram por uma mesa ou cadeira livre, para saborear calmamente o Gin de vinho Alvarinho de Monção.

Destilado na freguesia de Troporiz por uma pequena empresa de quatro jovens a apostar no negócio, o produto foi apresentado, elogiado, por largas dezenas de apreciadores.

Na esplanada ou no interior, a casa esteve esgotada. Numa correria de a todos servir, satisfazer, a equipa de colaboradores esteve no seu melhor…

Luciana Meneses
Adelino Morais e Luciana Meneses.

Entre muito público, uma mesa maior, com duas dezenas de participantes na festa se evidenciou: o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, com alguns dos seus membros: Adelino Tito Morais, Alberto Silva, Fernando Fernandes, Joaquim Loureiro, Alberto Silva e mais parceiros e amigos desse grupo promotor do que há de bom na gastronomia de Portugal, e Ponte de Lima em destaque.

Desses convivas, há a destacar as presenças da Rainha das Vindimas de Portugal, Luciana Meneses, a frequentar seu Doutoramento em Gent, Bélgica; mas, de Itália, em férias e visita cultural a Ponte de Lima, presença de outros amigos daquele Clube: Tomás Bravo, de Tavira, também expatriado, mas em Roma, frequência de Mestrado na Universidade Gregoriana, tal como André Rodrigues, de Chaves, em investigação no arquivo do Vaticano, para sua Tese na Universidade da Sorbonne, Paris. A preparar as malas para um regresso, a Londres, centro da sua actividade profissional como gestor de colecções privadas, Miguel Campos, doutorado em História medieval na capital inglesa. A mesa compunha-se de muito mais gente da cultura, como João Zambujo, arquivista Universidade Católica Portuguesa na Biblioteca João Paulo II, Lisboa; Domingos Morais, Presidente do gacel, o Grupo de Estudos Limianos, que foi autor do guião da Facha Romana e dos Turcos de Crasto; Guilherme Vasconcelos, heraldista de Arcos de Valdevez; Margarida Ribeiro, Presidente Grupo Folclórico Chalette Sur Loing, Orléans, o mais antigo de França com quase cinquenta anos.

Até de Roma, vieram a Ponte de Lima, ao gin de Alvarinho!
Comentarios