O Município de Esposende será representado no III Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses (III CAAP) com a comunicação "Educação Patrimonial — Um cidadão esclarecido é um cidadão ativo!", na abertura do Bloco Temático 3, dedicado à Didática da Arqueologia. O congresso decorre, virtualmente, entre 19 e 22 de novembro.
Será apresentada, por Ana Paula Almeida, uma retrospetiva do Projeto de Educação Patrimonial, iniciado em 2003, sendo abordados o Património Arqueológico e a Educação Patrimonial, a Identidade e a Inclusão, aflorando o PASO - Projeto de Arqueologia Sem Obstáculos.
Neste congresso será, ainda, apresentado o estudo sobre "A estátua-menir do Pedrão ou de São Bartolomeu do Mar (Esposende, noroeste de Portugal) no contexto arqueológico da fachada costeira de entre os rios Neiva e Cávado”, por Ana M. S. Bettencourt / Manuel Santos-Estévez / Pedro Pimenta Simões / Luís Gonçalves. Esta intervenção arqueológica contou com o apoio técnico e financeiro do Município de Esposende.
O III CAAP contará com a participação de mais de 350 autores e de cerca de 200 inscritos e realiza-se entre 19 e 22 de novembro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Devido à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19, o congresso decorrerá virtualmente, com recurso a videoconferência.
Os canais utilizados serão as redes sociais da Associação dos Arqueólogos Portugueses e CITCEM (facebook e instagram), canais youtube da AAP e do CITCEM - que irão transmitir em direto - e os respetivos sites das duas instituições.