A 3ª edição da Meia Maratona de Esposende reuniu, no passado domingo, ao longo da belíssima orla costeira e da margem do Rio Cávado, milhares de atletas que participaram nas três distâncias da prova, os 21 quilómetros da Meia Maratona, os 10 quilómetros da corrida cronometrada e os 5 quilómetros da caminhada.
Depois de uma semana de bastante calor, as altas temperaturas fizeram uma pausa, o que proporcionou uma grande competição.
Com os atletas alinhados ao longo da Avenida Eng. Eduardo Arantes e Oliveira, às 9h30, o Vereador da Câmara Municipal de Esposende, Rui Losa, deu o sinal de partida para a 3.ª edição da Meia Maratona de Esposende.
Ao longo de todo o percurso, foram muitos os esposendenses que saíram à rua para apoiar os atletas, tornando o evento ainda mais emocionante.
Desde o início, já se esperava uma forte competição pelos lugares cimeiros das provas que resultou em quatro recordes, masculino e feminino na prova de 21 quilómetros e 10 quilómetros.
Os tempos bastante aproximados revelam a competitividade registada na frente desta corrida em que o grande vencedor foi Luís Oliveira (Recreio Desportivo de Águeda) com o tempo 00:29:34, novo recorde da prova, seguido por Fernando Serrão (Sporting CP) com o tempo 00:29:39, e de Rui Pedro Silva, com o tempo 00:29:55.
No setor feminino, a atleta do CD Feirense, Susana Godinho cortou a fita de meta com um novo recorde na prova de 10 quilómetros inserida na Meia Maratona de Esposende aos 00:33:47. Imediatamente a seguir, em segundo lugar ficou Rafaela Fonseca (SC Salgueiros), com o tempo 00:34:13, e, na terceira posição ficou Carla Almeida (CF Os Paulenses) com o tempo 00:42:11.
Esta Meia Maratona foi mais uma vez um momento marcante da cidade e uma grande festa do desporto, repleta de novos recordes também na distância dos 21 quilómetros.
A frente masculina da distância de 21 quilómetros ficou marcada por uma intensa disputa pelos lugares de pódio. Rui Pinto, do Sporting CP, suplantou os colegas de pelotão e cortou a fita de meta em primeiro lugar com o tempo de 01:03:55, novo recorde deste percurso. Luís Saraiva, do SC Braga, ficou na segunda posição, aos 01:05:04, seguido pelo colega de equipa, Rui Teixeira com o tempo 01:05:14.
No setor feminino também houve novo recorde da prova, protagonizado pela atleta Sporting CP, Sara Moreira, que chegou à meta em primeiro lugar, com o tempo 01:12:46, seguida por Dulce Félix (SL Benfica), que terminou os 21 quilómetros em 01:13:53, e, a fechar o pódio feminino, Susana Cunha, do Recreio Desportivo de Águeda, com o tempo 01:14:34.
A cerimónia de pódio teve como pano de fundo o deslumbrante rio Cávado e contou com a presença dos Vereadores da Câmara Municipal de Esposende, Rui Losa e Guilherme Emílio, do Presidente da Assembleia da Câmara Municipal de Esposende, Carlos Silva, do Diretor Geral da Runporto, Jorge Teixeira, Paulo Carvalho da Quercia, Manuel Sá e Vítor Silva da Era Esposende.
Resultados: aqui