Em articulação com os pescadores locais, a Darque kayak Clube propôs à Câmara Municipal de Viana do Castelo a elaboração de uma candidatura de acordo com o Aviso N.º MAR2030-2023-15 – Apoio a investimentos em portos de pesca, locais de desembarque, lotas e abrigos, com fundos comunitários que podem chegar aos 100%.
Quer a DKC de Viana, quer os pescadores locais, representados em Associação de Pescadores de Darque, já tem desde há longos anos e sistematicamente chamado a atenção para os lodos que se tem depositado na frente ribeirinha ao Centro de Canoagem e no Cais velho.
Esses lodos impedem na maré baixa o embarque e desembarque das embarcações de pesca e comprometem as atividades de canoagem da Darque Kayak Clube, de Viana, além de constituírem alguns perigos para a saúde de todos os que frequentam essa margem nesse local.
Já foi solicitado o agendamento de uma reunião com carácter de urgência, à Vereação do departamento de ambiente do Município de Viana, para formalizar uma candidatura que dignifique e proteja as atividades económicas relacionadas com a pesca, contribuindo assim também para a melhoria das condições da prática da canoagem, seja com as escolas, seja a nível da deficiência, lazer, iniciação e competição, satisfazendo crianças, jovens, pessoas com deficiência, adultos e segurança e higiene de todos os que vivem da pesca.
E ao mesmo tempo a supressão do problema de esgotos, problema que se tem vindo a agudizar na frente ribeirinha com previsíveis prejuízos para a faina, para a pesca, para a ostra e para a canoagem da DKC.