viernes. 26.04.2024

Este ano, devido aos constrangimentos da pandemia provocada pela COVID-19, não haverá as habituais romagens aos cemitérios, no dia 1 de novembro. O Município de Esposende aconselha os munícipes a respeitar as regras vigentes, podendo fazer romagem pessoal, dentro das determinações estabelecidas.

Após contactos com as autoridades de saúde, nomeadamente o Delegado de Saúde, Aristides de Sousa, bem como com o Comandante Distrital de Operações de Socorro (CODIS) Hermenegildo Abreu, o Município de Esposende informa que não ocorrerá qualquer celebração no espaço dos Cemitérios, sendo expectável que na quarta-feira seja emanada uma orientação nesse sentido, pelo Senhor Arcebispo D. Jorge Ortiga.

Os cemitérios poderão estar abertos, desde que cumpram as seguintes regras:

Acesso a um máximo de cinco (5) pessoas em simultâneo por cada 100m2; Uso de máscara; Disponibilidade de gel desinfetante; Recomendação de uso de material próprio (vassouras, baldes, etc.), não devendo haver partilha; A espera no exterior para a entrada no cemitério deverá reger-se pelas regras de distanciamento social em vigor.

Mais aconselha o Município de Esposende que deverá sensibilizar-se toda a comunidade para que possa, nos dias anteriores, realizar as tarefas de limpeza e, assim, minimizar-se o tempo de permanência nos cemitérios no dia de usual maior afluência.

O Município de Esposende realça que as presentes orientações são passíveis de alteração, na medida em que, a todo o momento, poderão vir a ser publicadas distintas medidas de abrangência nacional ou distrital.

O Município de Esposende está ao dispor dos munícipes, para o esclarecimento de qualquer questão que possa surgir, sendo certo que será da maior importância que os procedimentos aqui descritos sejam transversalmente observados em todas as freguesias.

Esposende alerta para cumprimento de regras no dia dos Fiéis Defuntos