Ponte de Lima assinala Batalha de La Lys
Com a sua programação em eventos culturais, por vezes associados a entreténs com produtos regionais, o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima e o Núcleo local da Liga dos Combatentes, assinalam esta quinta-feira, 13 do corrente, pelas 17,45 h a Batalha de La Lys, uma vez que a efeméride ocorreu no Domingo de Páscoa, dia de azáfama familiar para toda a gente.
Também, o agendamento posterior, permitirá a presença na cerimónia a decorrer no monumento a Norton de Matos, de dois cidadãos de referência em missões de pacificação. Referimo-nos a Victor Alves Gomes, nascido em Paris, Administrador do Conselho Europeu de Investigação – CEI – Comissão Europeia, Bruxelas e ex-membro da UNOMOZ (Missão de Paz da ONU em Moçambique), UNAVEM III (Missão de Paz da ONU em Angola) e UNMIK (Missão de Administração da ONU para o Kosovo), como representante da EU para o Norte, Mitrovica, e o Tenente Coronel José António Leitão, Limiano, coordenador do destacamento Missão ONU em Timor Leste 2001, e do Batalhão de Infantaria Mecanizada, de Portugal no Kosovo e antigo Oficial de Pessoal e Recursos Humanos da NATO.
A celebração da ofensiva bélica na frente belga (9 de Abril de 1918) justifica-se, pois causou numerosas vítimas a Portugal, entre eles militares de Ponte de Lima, mortos, feridos e outros prisioneiros em campos alemães, recordemos. Os jovens recrutas eram originários das freguesias de Arcozelo, Ponte de Lima, Moreira, Beiral, Rebordões Souto, Freixo, Vilar das Almas, etc.
O Núcleo local da Liga dos Combatentes, participa no evento com uma representação liderada pelo seu Presidente Manuel Pereira, jurista e antigo furriel na Guiné Bissau.
O grupo segue depois para uma Visita ás obas de requalificação na Igreja Matriz de Ponte de Lima, e participação na missa diária das 19,00 h, celebrada na Matriz por Mons. José Caldas.