O município de Ponte de Lima, inserido no Vale do Lima, que em 2025 detém, juntamente com Viana do Castelo, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, o título de 'Região Europeia da Gastronomia e Vinho', será palco da sessão de apresentação dos Fins-de-Semana Gastronómicos do Porto e Norte de Portugal.
Esta distinção europeia surge num momento particularmente oportuno, reforçando a importância da gastronomia e dos vinhos como "dos mais importantes produtos da oferta turística" do concelho de Ponte de Lima. O reconhecimento contribui para a valorização da gastronomia como um fator diferenciador, capaz de agregar valor e dinamizar a economia local, atraindo visitantes e investimentos.
A 16ª edição dos Fins-de-Semana Gastronómicos 2025, promovida pela Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte, será apresentada em Ponte de Lima, no dia 15 de janeiro, pelas 11h00, no Espaço Panorâmico da Expolima.
Este projeto, que se assume como o maior projeto público e privado dedicado ao produto turístico gastronomia e vinhos em Portugal, congrega municípios, empresas de restauração e alojamento turístico, bem como adegas e quintas produtoras de vinho. O objetivo central é proporcionar aos visitantes a experiência mais autêntica de degustação no Norte de Portugal, abrangendo as regiões do Minho, Porto, Douro e Trás-os-Montes.
A edição deste ano dos Fins-de-Semana Gastronómicos decorrerá de 17 de janeiro até 14 de dezembro de 2025, oferecendo aos visitantes uma diversidade de ementas, produtos certificados e uma vasta gama de vinhos que refletem a riqueza e diversidade da região Norte de Portugal.