Município de Esposende e Associação Jacobeia de Esposende assinalan o Dia Nacional do Peregrino
O Município de Esposende assinala o Dia Nacional do Peregrino (13 de outubro) com uma programação elaborada em colaboração com a Via Veteris, Associação Jacobeia de Esposende. As atividades, maioritariamente programadas para o próprio dia, prolongam-se até domingo, 17 de outubro, ocasião em que se realiza a “Caminhada Dia do Peregrino - De São Tiago a Santiago”.
No Dia Nacional do Peregrino, tal como sucedeu no Dia de S. Tiago, será promovida a Receção ao Peregrino, junto à ponte D. Luís Filipe, onde será oferecido um pequeno lanche, composto essencialmente por fruta e outros produtos locais.
A comemoração desta data enquadra-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende 2023-2027 e encontra-se interligada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, decorrente da crescente importância que o Caminho Português da Costa representa para o desenvolvimento turístico e económico do concelho de Esposende.
O Albergue de São Miguel de Marinhas, no Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, e também no trajeto dos Caminhos de Fátima, foi inaugurado em maio de 2011, precisamente no dia de Nossa Senhora de Fátima. Desde a sua abertura até ao final de setembro de 2023, acolheu 40 688 peregrinos e, apesar de o ano ainda não estar finalizado, regista já nesta data mais 5273 peregrinos que no total do ano transato.
Os peregrinos são na sua grande maioria oriundos da Alemanha, Itália, Espanha, Chéquia, França, Portugal, entre outros. Também o Centro de Informação Turística de Esposende, e o Ponto de Apoio ao Peregrino, registam um crescimento exponencial no número de peregrinos que acolhem, na busca das mais variadas informações.
O Caminho Português da Costa percorre a orla marítima, desde o Porto até Valença, passando por Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira. Ganhou relevância durante a Idade Moderna e, sobretudo, a partir do século XVIII, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos. Nesse período foi um dos eixos mais importantes para alcançar Santiago de Compostela.
Até ao final deste mês encontra-se patente, no Centro de Informação Turística de Esposende, a exposição “O Caminho de Santiago pelas nossas mãos..:”, com trabalhos de vários artesãos de Esposende, tendo como denominador comum a temática dos Caminhos de Santiago. O certame é composto por curiosos trabalhos elaborados pelas mãos de Alberta Domingues, Artur Fernandes, Carla Alves, Celestino Silva Cristina, Reis, Denise Santos, Dores Viana, Fernanda Regado, Graça Almeida, Isabel Sá Fernandes, Juan Carlos Guisasola, Lily Dardenne, Luísa Queiroga e Susana Fernandes.
O Dia Nacional do Peregrino foi instituído pela Assembleia da República em 2014, determinando a sua comemoração a 13 de outubro, data em que se assinala a última aparição da Senhora de Fátima, em que se deu o Milagre do Sol, na Cova da Iria.