Projeto 'Fonteira Esquecida' visa a melhoria das condições das ecovias ribeirinhas

Permite o funcionamento em rede do conjunto de ecovias ribeirinhas criadas.
Com esta ação em particular, que visa a melhoria das condições das ecovias ribeirinhas, pretende-se melhorar uma das mais importantes infraestruturas de promoção do turismo de lazer e da natureza associadas ao recurso Rio Lima.

O Município de Ponte de Lima concluiu recentemente a intervenção relativa à “Beneficiação / Valorização das Plataformas das Ecovias do Rio Lima” integrada no projeto 'Fonteira Esquecida'

Fronteira Esquecida Limia-Lima é um projeto destinado a valorizar os recursos naturais e culturais do rio Limia-Lima e os seus arredores. O principal objetivo é desenvolver uma estrutura de gestão e promoção conjunta que melhore o aproveitamento turístico da área. São atuações com as quais identificar, valorizar e promover de forma coordenada o património natural, cultural e paisagístico das zonas circundantes do rio. O projeto está cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

O projeto liderado pela Deputación de Ourense conta, ainda, com os seguintes parceiros: Xunta de Galicia – Consellería de Medio Ambiente, CIM Alto Minho, Município de Viana do Castelo, Município de Arcos de Valdevez e Município de Ponte da Barca.

Para além da referida intervenção, o Município de Ponte de Lima participa num grupo alargado de atividades conjuntas.

Com esta ação em particular, que visa a melhoria das condições das ecovias ribeirinhas, pretende-se melhorar uma das mais importantes infraestruturas de promoção do turismo de lazer e da natureza associadas ao recurso Rio Lima.

O impacto deste projeto ultrapassa a perspetiva da sua localização física, na medida em que se trata uma interligação fundamental que permite o funcionamento em rede do conjunto de ecovias ribeirinhas criadas, sendo essa a lógica da sua conceção e promoção na medida em que se trata de uma infraestrutura turística de escala e impacto supramunicipal que tende a promover a valorização e utilização sustentável de um dos recursos naturais mais importantes da região, o rio Lima. Esta estratégia sai agora reforçada pela cooperação transfronteiriça inerente ao projeto “Fronteira Esquecida” tendo em conta o potencial interno que o destino Limia-Lima apresenta para as diversas modalidades de turismo.

Este tem sido um elemento de grande atratividade na região, reforçando o conjunto de importantes equipamentos e infraestruturas associadas ao turismo da natureza enquanto importante produto turístico estratégico, em exponencial ascensão, que tem trazido um elevado número de turistas à região.